Aula sobre Colocacao Pronominal

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A colocação pronominal é um tema muito importante na gramática da língua portuguesa. Ela se refere à maneira como os pronomes são posicionados em relação aos verbos em uma frase. É fundamental conhecer as regras de colocação pronominal para escrever e falar corretamente. No entanto, é comum encontrarmos situações em que essas regras não são seguidas, especialmente no português falado no Brasil. Trabalharemos as regras de colocação pronominal na norma-padrão para compará-las com o seu uso no português brasileiro coloquial. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, dividindo a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos o tema e explique as regras de colocação pronominal na norma-padrão. Utilize exemplos e exercícios para fixar o conteúdo.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Revisão das regras

    Os alunos irão se dividir em grupos e irão para as estações. Na estação 1, os alunos irão revisar as regras de colocação pronominal na norma-padrão. Eles irão ler um texto que contém vários exemplos de frases com pronomes e terão que identificar o posicionamento correto do pronome em cada uma delas. Em seguida, irão criar suas próprias frases seguindo as regras.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Comparação com o português coloquial

    Na estação 2, os alunos irão comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso no português brasileiro coloquial. Eles irão assistir a um vídeo ou áudio em que pessoas falam em português coloquial e terão que identificar as diferenças em relação à norma-padrão. Em seguida, irão criar suas próprias frases em português coloquial.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Aplicação em situações reais

    Na estação 3, os alunos irão aplicar as regras de colocação pronominal em situações reais. Eles irão receber uma lista de frases nas quais os pronomes estão posicionados incorretamente e terão que corrigi-las. Em seguida, irão criar suas próprias frases em situações reais.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Conduza uma discussão na qual os alunos irão compartilhar suas experiências nas estações e discutir as diferenças entre as regras da norma-padrão e o português coloquial.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso no português brasileiro coloquial.
  • Estimular a criatividade dos alunos ao criar suas próprias frases seguindo as regras de colocação pronominal.
  • Promover a interação entre os alunos por meio da metodologia ativa Rotação por estações.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das regras de colocação pronominal na norma-padrão.
  • Identificação correta das diferenças entre a norma-padrão e o português coloquial.
  • Criação de frases seguindo as regras de colocação pronominal.
  • Correção das frases em situações reais.
  • Participação nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar as regras de colocação pronominal na norma-padrão.
  • Organizar a turma em grupos para a metodologia Rotação por estações.
  • Acompanhar as atividades em cada estação e esclarecer dúvidas dos alunos.
  • Conduzir a discussão final e fazer a síntese do conteúdo.

Ações do aluno

  • Identificar o posicionamento correto dos pronomes nas frases seguindo as regras da norma-padrão.
  • Identificar as diferenças na colocação pronominal entre a norma-padrão e o português coloquial.
  • Criar frases seguindo as regras de colocação pronominal.
  • Corrigir frases em situações reais.
  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.