Aula sobre Colocacao Pronominal
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A colocação pronominal é um assunto muito importante no português brasileiro, pois se refere à posição dos pronomes em relação ao verbo na frase. Saber como utilizar corretamente os pronomes pode fazer toda a diferença na comunicação oral e escrita. Além disso, é importante entender que existem diferenças entre a norma-padrão e o português brasileiro coloquial. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando a importância da colocação pronominal e como ela é aplicada em nossa língua. Em seguida, apresente exemplos de frases com pronomes mal colocados e como isso pode prejudicar a comunicação.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos são divididos em grupos e recebem o tema “Colocação pronominal”. Eles terão que pesquisar sobre o assunto e criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Apresentação do mapa conceitual
Os alunos apresentam seus mapas conceituais para a turma, explicando cada sub-ideia e como ela está relacionada com a ideia central. O professor faz intervenções e esclarece dúvidas sobre o tema.Etapa 4 - Exemplos de uso no cotidiano
Apresente aos alunos exemplos de como a colocação pronominal é utilizada no cotidiano, como em músicas, filmes ou séries. Depois, convide os alunos a apresentar exemplos que eles conhecem e como os pronomes são utilizados.Etapa 5 - Exercícios de fixação
Distribua exercícios sobre o tema para os alunos realizarem em duplas. Em seguida, eles corrigem em conjunto.Etapa 6 - Debate sobre a norma-padrão e o português brasileiro coloquial
Proponha um debate em sala de aula sobre as diferenças entre a norma-padrão e o português brasileiro coloquial em relação à colocação pronominal. Os alunos são incentivados a apresentar suas opiniões e experiências.Etapa 7 - Encerramento
Finalize a aula resumindo os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem praticando e aprimorando o uso da colocação pronominal.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso no português brasileiro coloquial.
- Estimular a pesquisa e a construção do conhecimento pelos alunos através da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
- Incentivar a participação dos alunos em debates e discussões sobre o tema.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Desempenho dos alunos nos exercícios de fixação.
- Participação dos alunos no debate em sala de aula.
- Evolução no uso correto da colocação pronominal no decorrer do período.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva a importância da colocação pronominal.
- Incentivar a participação dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Propor exemplos práticos e didáticos para facilitar o entendimento do tema.
- Estimular a participação dos alunos em debates e discussões.
- Corrigir os exercícios e dar feedbacks construtivos aos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema e criar um mapa conceitual.
- Participar ativamente do debate em sala de aula.
- Realizar os exercícios de fixação propostos pelo professor.
- Fazer intervenções e apresentar exemplos práticos durante a aula.
- Praticar a colocação pronominal correta no cotidiano.