Aula sobre Colonialismo Na Africa E A Conferencia De Berlim
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
Nesta aula, será abordado o tema do colonialismo na África e a Conferência de Berlim. O colonialismo foi um período histórico em que as potências europeias invadiram e dominaram territórios em outros continentes, explorando recursos naturais e impondo sua cultura e religião. Na África, esse processo foi extremamente violento e deixou marcas profundas até hoje. A Conferência de Berlim, realizada em 1884, foi um momento chave desse processo, em que as potências europeias se reuniram para dividir o continente africano entre si. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, permitindo que os alunos possam caracterizar e discutir as dinâmicas do colonialismo no continente africano e asiático e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais.
Etapa 1 - Introdução
Comece a aula com uma breve apresentação sobre o tema do colonialismo na África e a Conferência de Berlim. Utilize imagens e mapas para contextualizar o assunto.Etapa 2 - Formação de grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão uma folha de papel em branco. Eles deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”. Você pode dar exemplos práticos de como preencher cada campo.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Cada grupo receberá um texto sobre um país africano que foi colonizado. Eles deverão ler o texto e identificar no template de Dinâmica dos 3 Qs os aspectos positivos e negativos do processo de colonização. Sugira uma lista de perguntas para guiar a pesquisa.Etapa 4 - Apresentação em grupo
Cada grupo apresentará seu template de Dinâmica dos 3 Qs para a turma, explicando os aspectos positivos e negativos do processo de colonização no país africano que pesquisaram.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em novos grupos, misturando membros de diferentes grupos anteriores. Eles deverão discutir em grupo as apresentações dos outros grupos e identificar semelhanças e diferenças entre os diferentes países colonizados.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula, destacando as principais dinâmicas do colonialismo na África e a importância de discutir esses temas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar e discutir as dinâmicas do colonialismo no continente africano e asiático e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade de análise crítica e reflexão sobre temas históricos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo.
- Qualidade da apresentação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Capacidade de análise crítica e reflexão sobre as dinâmicas do colonialismo.
Ações do professor
- Contextualizar o tema do colonialismo na África e a Conferência de Berlim.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa e criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Estimular a discussão em grupo e a análise crítica das dinâmicas do colonialismo.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo na pesquisa e criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Refletir criticamente sobre as dinâmicas do colonialismo e apresentar suas conclusões.