Aula sobre Colonialismo Na Africa E A Conferencia De Berlim

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O colonialismo na África foi um período em que as potências europeias exploraram e dominaram o continente africano, levando à divisão arbitrária de territórios e à exploração de recursos naturais. A Conferência de Berlim, em 1884, foi um evento que marcou o início do processo de divisão do continente africano entre as potências europeias. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as dinâmicas do colonialismo na África e a Conferência de Berlim, bem como as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho de seus colegas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize o colonialismo na África e a Conferência de Berlim. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá escolher um país africano que foi colonizado e pesquisar sobre sua história.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Os alunos terão tempo para pesquisar sobre a história do país escolhido pelo grupo e identificar como o colonialismo afetou o país em questão. Eles devem coletar informações sobre a exploração de recursos naturais, a divisão territorial e as consequências sociais e políticas do colonialismo.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Os grupos irão criar um template de avaliação por pares com os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar suas descobertas e o template de avaliação por pares para a classe. Os alunos irão avaliar o desempenho dos outros grupos utilizando o template criado.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo como o colonialismo afetou a África e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula, resumindo os principais pontos discutidos e destaque a importância de compreender o colonialismo na África e suas consequências.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade dos alunos de pesquisar e coletar informações sobre um tema específico.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Promover a capacidade dos alunos de avaliar e dar feedback construtivo aos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o colonialismo na África e a Conferência de Berlim.
  • Orientar os alunos na pesquisa em grupo.
  • Auxiliar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Avaliar o desempenho dos alunos utilizando o template criado pelos grupos.
  • Concluir a aula e resumir os principais pontos discutidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a história de um país africano colonizado.
  • Trabalhar em grupo para coletar informações e criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar suas descobertas para a classe e avaliar o desempenho dos outros grupos.
  • Discutir em grupo como o colonialismo afetou a África e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais.
  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.