Aula sobre Colonialismo Na Africa E A Conferencia De Berlim

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O colonialismo na África foi um processo histórico que ocorreu entre os séculos XIX e XX, no qual as potências europeias invadiram e dominaram o continente africano. A Conferência de Berlim, realizada em 1884-1885, foi um evento que reuniu as principais potências europeias para dividir o continente africano entre si. Essa divisão teve consequências graves para as populações locais, como a exploração de recursos naturais, a escravidão e a perda de territórios.

Aprendizagem entre pares


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize o assunto, explicando o que foi o colonialismo na África e a Conferência de Berlim. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  2. Etapa 2 - Definição da ideia central

    Cada grupo deverá definir uma ideia central sobre o tema e anotá-la em um papel.

  3. Etapa 3 - Definição das sub-ideias

    Cada grupo deverá definir 8 sub-ideias relacionadas à ideia central e anotá-las em um papel.

  4. Etapa 4 - Organização das sub-ideias em um mapa conceitual

    Cada grupo deverá organizar as sub-ideias em um mapa conceitual, com dois níveis de profundidade.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os grupos deverão discutir as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais e as ideias apresentadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, destacando as principais ideias apresentadas pelos grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender o processo histórico do colonialismo na África e suas consequências;
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo;
  • Cooperação e colaboração com os colegas;
  • Capacidade de síntese e organização das ideias.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o assunto;
  • Dividir a turma em grupos;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo;
  • Cooperar e colaborar com os colegas;
  • Fazer anotações e registrar as ideias principais.