Aula sobre Colonialismo Na Africa E A Conferencia De Berlim

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O colonialismo foi um processo histórico que teve grande impacto na África e na Ásia. A Conferência de Berlim, realizada em 1884-1885, foi um marco importante desse processo, pois estabeleceu as regras para a partilha do continente africano entre as potências europeias. Nesta aula, os alunos irão discutir as dinâmicas do colonialismo na África e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os conceitos-chave; explique o Modelo de Debate Crítico (MDC) e divida a turma em grupos e dê, para cada um deles, o template de avaliação por rubrica.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Cada grupo deve discutir e elaborar argumentos sobre um subtema específico relacionado ao tema principal. Os alunos devem utilizar fontes analógicas, como livros didáticos e enciclopédias, para embasar seus argumentos.

  3. Etapa 3 - Debate em Grupo

    Cada grupo deve apresentar seus argumentos e debater com os demais grupos. Estimule a participação ativa e a argumentação clara e coerente dos alunos.

  4. Etapa 4 - Pausa para Reflexão

    Os alunos devem refletir sobre os argumentos apresentados pelos grupos e avaliar sua própria participação no debate.

  5. Etapa 5 - Reorganização dos Grupos

    Os alunos devem se reorganizar em novos grupos, misturando-se com alunos de outros grupos.

  6. Etapa 6 - Debate em Novos Grupos

    Cada novo grupo deve discutir e elaborar argumentos sobre um subtema específico relacionado ao tema principal. Os alunos devem utilizar fontes analógicas, como livros didáticos e enciclopédias, para embasar seus argumentos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese das principais ideias discutidas pelos grupos. Os alunos devem avaliar sua própria participação no debate e preencher o template de avaliação por rubrica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Discutir as dinâmicas do colonialismo na África e as lógicas de resistência das populações
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema e dos conceitos abordados.
  • Participação ativa e contribuição para o debate.
  • Argumentação clara e coerente.
  • Respeito às opiniões dos colegas.
  • Utilização adequada do template de avaliação por rubrica.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os conceitos-chave.
  • Dividir a turma em grupos e distribuir o template de avaliação por rubrica.
  • Estimular a discussão e o debate entre os grupos.
  • Orientar os alunos na utilização do template de avaliação por rubrica.
  • Fazer uma síntese das principais ideias discutidas pelos grupos.

Ações do aluno

  • Ler e compreender o tema e os conceitos-chave.
  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Argumentar de forma clara e coerente.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.
  • Utilizar adequadamente o template de avaliação por rubrica.