Aula sobre Colonialismo Na Africa E A Conferencia De Berlim

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O colonialismo na África foi um processo histórico que ocorreu entre os séculos XIX e XX, no qual as potências europeias invadiram e dominaram o continente africano. A Conferência de Berlim, realizada em 1884-1885, foi um evento que reuniu as principais potências europeias para definir as regras de partilha do continente africano. Essa partilha foi feita sem a participação dos africanos e teve consequências graves para o continente, como a exploração de recursos naturais, a escravidão e a violência contra as populações locais.

Rotação por Estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o tema e seus subtópicos, apresentando imagens e mapas para contextualizar o assunto.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Leitura e Análise de Textos

    Os alunos são divididos em grupos e recebem textos sobre o colonialismo na África e a Conferência de Berlim. Eles devem ler e analisar os textos, identificando as principais informações e conceitos.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Debate

    Os alunos devem discutir as informações e conceitos identificados na Estação 1. Você deve orientar o debate e estimular a participação de todos.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Criação de Mapas

    Os alunos criarão mapas que representem a partilha do continente africano na Conferência de Berlim. Eles devem identificar as potências europeias envolvidas e as áreas de dominação.

  5. Etapa 5 - Estação 4 - Criação de Cartazes

    Os alunos irão criar cartazes que representem as consequências do colonialismo na África. Eles devem identificar as principais consequências e as populações locais afetadas.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Os grupos apresentam seus trabalhos para a turma, explicando as informações e conceitos identificados e as conclusões alcançadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma síntese dos principais pontos abordados e estimulando a reflexão dos alunos sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica de textos e imagens.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração.
  • Desenvolver a habilidade de síntese e apresentação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade da análise crítica dos textos e imagens.
  • Qualidade da criação dos mapas e cartazes.
  • Qualidade da apresentação oral.

Ações do professor

  • Orientar as atividades em cada estação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Fazer intervenções pontuais para esclarecer dúvidas e estimular a reflexão.

Ações do aluno

  • Ler e analisar os textos com atenção.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Criar mapas e cartazes com criatividade e qualidade.
  • Apresentar os trabalhos com clareza e objetividade.