Aula sobre Commedia Dellarte

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A Commedia Dell'Arte é uma forma de teatro popular que surgiu na Itália no século XVI. Caracterizada por personagens fixos, improvisação e máscaras, a Commedia Dell'Arte influenciou o teatro moderno e pode ser vista em diversas produções atuais. Nesta aula, os alunos irão investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema (10 minutos)

    Professor, apresente a Commedia Dell'Arte e seus personagens fixos, como Arlequim, Colombina e Pantaleão, e oriente os estudantes a pesquisarem mais a respeito do tema.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir o que pesquisaram sobre a Commedia Dell'Arte e seus personagens. Cada grupo deverá apresentar suas descobertas para a turma.

  3. Etapa 3 - Criação dos personagens (30 minutos)

    Em grupos, os alunos irão criar seus próprios personagens inspirados na Commedia Dell'Arte. Eles deverão pensar em características físicas, personalidade e figurino.

  4. Etapa 4 - Improvisação (40 minutos)

    Os alunos irão improvisar cenas com seus personagens. Oriente-os a utilizar a linguagem corporal e a expressão facial para dar vida aos personagens.

  5. Etapa 5 - Criação do template de avaliação por pares (30 minutos)

    Os alunos irão criar um template de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação para: organização do grupo, apresentação e desempenho geral. Eles deverão preencher o template com notas numa escala de 1 a 5.

  6. Etapa 6 - Apresentação das cenas e avaliação por pares (40 minutos)

    Cada grupo irá apresentar sua cena para a turma. Após a apresentação, os outros grupos irão avaliar a cena utilizando o template criado na etapa anterior.

  7. Etapa 7 - Discussão final (20 minutos)

    Conduza uma discussão final sobre a importância da improvisação e da criação do movimento na construção de vocabulários e repertórios próprios.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios;
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de personagens e cenas;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e avaliar o desempenho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus personagens fixos;
  • Orientar os alunos na criação de seus personagens e cenas;
  • Conduzir a discussão final;

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a Commedia Dell'Arte e seus personagens em casa;
  • Criar seus próprios personagens inspirados na Commedia Dell'Arte;
  • Improvisar cenas com seus personagens;
  • Criar um template de avaliação por pares;
  • Avaliar as cenas dos colegas utilizando o template criado.