Aula sobre Commedia Dellarte

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A Commedia Dell'Arte é uma forma de teatro popular que surgiu na Itália no século XVI e que se tornou muito popular em toda a Europa. É uma forma de teatro que se caracteriza pela improvisação, pela utilização de máscaras e pela presença de personagens estereotipados. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a Commedia Dell'Arte e como ela pode ser utilizada como fonte de inspiração para a criação de movimentos e vocabulários próprios. A metodologia ativa utilizada será o Design Sprint.

  1. Etapa 1 - Entender

    Professor, introduza o tema da Commedia Dell'Arte e explique as características dessa forma de teatro. Se possível, compartilhe com a turma vídeos e imagens que exemplificam a Commedia Dell'Arte e proponha uma discussão em grupo sobre o que observaram.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão escolher um personagem da Commedia Dell'Arte e criar um esboço de movimentos que representem esse personagem. Eles poderão utilizar a técnica de desenho gestual para criar esses esboços.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão apresentar seus esboços para a turma e discutirão em grupo sobre as escolhas de movimentos de cada um. Eles irão decidir quais movimentos serão utilizados para criar um repertório de movimentos para cada personagem.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão utilizar os movimentos escolhidos para criar uma cena curta que represente um encontro entre dois personagens da Commedia Dell'Arte. Eles irão praticar suas cenas em grupos e poderão fazer ajustes nos movimentos escolhidos.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar suas cenas para a turma e receberão feedback sobre seus movimentos e cenas. Eles poderão fazer ajustes finais em seus movimentos e cenas antes de apresentá-los novamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de movimentos e cenas;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e receber feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Utilização de movimentos que representem o personagem escolhido;
  • Coerência e criatividade na criação das cenas;
  • Habilidade em trabalhar em grupo e receber feedback construtivo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da Commedia Dell'Arte e explicar suas características;
  • Auxiliar os alunos na escolha dos movimentos e na criação das cenas;
  • Dar feedback construtivo aos alunos sobre seus movimentos e cenas.

Ações do aluno

  • Escolher um personagem da Commedia Dell'Arte e criar um esboço de movimentos que representem esse personagem;
  • Apresentar seus esboços para a turma e discutir em grupo sobre as escolhas de movimentos de cada um;
  • Utilizar os movimentos escolhidos para criar uma cena curta que represente um encontro entre dois personagens da Commedia Dell'Arte.