Aula sobre Commedia Dellarte

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Commedia Dell'Arte é uma forma de teatro popular que surgiu na Itália no século XVI e que se caracteriza pela improvisação e pela utilização de máscaras. Os personagens são estereótipos da sociedade da época, como o velho avarento, o jovem apaixonado, a criada astuta, entre outros. Essa forma de teatro influenciou muitos outros movimentos teatrais e ainda é estudada e utilizada em diversas produções teatrais contemporâneas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a Commedia Dell'Arte e criar um mapa de empatia para entender melhor os personagens e a dinâmica da peça.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e explique brevemente sobre a Commedia Dell'Arte. Se possível, utilize imagens e vídeos para ilustrar a apresentação.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia (30 minutos)

    Os alunos deverão criar um mapa de empatia para um dos personagens da Commedia Dell'Arte. Ele deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele fala e faz?", "Dores" e "Ganhos". Outra alternativa é organizar a turma em grupos para que cada um desenvolva o mapa sobre um personagem diferente.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia e compartilhar com a turma.

  4. Etapa 4 - Improvisação (30 minutos)

    Os alunos irão improvisar uma cena utilizando os personagens da Commedia Dell'Arte. Você pode sugerir um tema para a improvisação ou deixar que os alunos decidam.

  5. Etapa 5 - Discussão e análise da improvisação (20 minutos)

    Os alunos irão discutir e analisar a improvisação realizada, identificando os pontos positivos e negativos.

  6. Etapa 6 - Criação de uma cena (40 minutos)

    Os alunos irão criar uma cena utilizando os personagens da Commedia Dell'Arte e apresentar para a turma.

  7. Etapa 7 - Discussão e análise da cena (20 minutos)

    Os alunos irão discutir e analisar a cena criada, identificando os pontos positivos e negativos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo;
  • Ampliar o repertório cultural dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Criatividade na improvisação e na criação da cena;
  • Coerência com o tema proposto;
  • Clareza na apresentação da cena;
  • Respeito e colaboração com os colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia;
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos nas atividades propostas;
  • Dar feedbacks construtivos para os alunos;
  • Criar um ambiente seguro e acolhedor para que os alunos se sintam à vontade para se expressar.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Colaborar com os colegas;
  • Demonstrar criatividade na improvisação e na criação da cena;
  • Respeitar os colegas e o professor;
  • Expressar suas ideias e opiniões de forma clara e objetiva.