Aula sobre Commedia Dellarte

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A Commedia Dell'Arte é uma forma de teatro popular que surgiu na Itália no século XVI e se espalhou por toda a Europa. É conhecida por seus personagens estereotipados, máscaras e improvisação. Nesta aula, os alunos serão introduzidos à Commedia Dell'Arte e terão a oportunidade de criar seu próprio jogo baseado nessa forma de teatro. A metodologia ativa Gamificação será utilizada para tornar a aula mais envolvente e didática, incentivando a criatividade e a colaboração entre os alunos.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente a Commedia Dell'Arte aos alunos, mostrando exemplos de personagens e máscaras utilizadas nessa forma de teatro. Incentive-os a fazer perguntas e a compartilhar suas impressões sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos (5 minutos)

    Organize a turma em grupos de 4 a 5 pessoas para criar seu próprio jogo baseado na Commedia Dell'Arte.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro (20 minutos)

    Os grupos criarão um mapa de registro contendo os campos: nome do jogo, objetivo do jogo, desafios do jogo, níveis, esquema de recompensas e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso. Explique cada campo e dê exemplos para ajudar os alunos a desenvolverem suas ideias.

  4. Etapa 4 - Criação dos personagens (30 minutos)

    Cada grupo criará seus próprios personagens do jogo, baseados nos estereótipos da Commedia Dell'Arte. Incentive os alunos a usarem a improvisação para desenvolver suas ideias.

  5. Etapa 5 - Criação das máscaras (30 minutos)

    Os grupos criarão máscaras para seus personagens utilizando materiais disponíveis em sala de aula, como papel, cola, tesoura e tintas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos (20 minutos)

    Cada grupo apresentará seu jogo aos demais colegas, explicando como funciona e como foi criado.

  7. Etapa 7 - Discussão final (10 minutos)

    Conduza uma discussão final sobre a aula, incentivando os alunos a compartilharem suas impressões e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Apresentar uma forma de teatro popular e sua importância na cultura italiana e europeia.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo;
  • Criatividade na criação dos personagens e das máscaras;
  • Clareza na apresentação do jogo;
  • Cooperação e colaboração com os colegas;
  • Utilização adequada dos materiais disponíveis em sala de aula.

Ações do professor

  • Apresentar a Commedia Dell'Arte aos alunos;
  • Dividir os alunos em grupos;
  • Explicar cada campo do mapa de registro e dar exemplos;
  • Incentivar a improvisação na criação dos personagens;
  • Conduzir a discussão final.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo;
  • Utilizar a improvisação na criação dos personagens;
  • Colaborar com os colegas;
  • Criar máscaras para os personagens;
  • Apresentar o jogo aos demais colegas.