Aula sobre Commedia Dellarte
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente à turma a Commedia Dell'Arte e seus personagens fixos. Se possível, compartilhe um vídeo sobre o assunto, para que as informaçõs se complementos e os alunos possam visualizar as características dessa forma de teatro.Etapa 2 - Rotação por estações (90 min)
Organize a turma em três grupos e explique a metodologia Rotação por estações. Direcione cada grupo para uma estação e oriente que, durante 30 minutos, realizem a atividade proposta e, quando o tempo acabar, sigam para a estação seguinte.Estação 1 - Criação de personagens (30 minutos)
Os alunos deverão criar seus próprios personagens, baseados nos personagens fixos da Commedia Dell'Arte. Eles devem pensar em características físicas e psicológicas do personagem e criar um nome para ele.
Estação 2 - Improvisação (30 minutos)
Os alunos irão praticar improvisação em duplas ou trios. Eles devem usar seus personagens criados na estação anterior e improvisar uma cena curta.
Estação 3 - Movimento (30 minutos)
Os alunos irão praticar movimentos corporais que representem seus personagens. Eles devem pensar em movimentos que expressem a personalidade e as características físicas do personagem.
Etapa 3 - Apresentação (20 minutos)
Os alunos irão apresentar suas cenas improvisadas para a turma. Incentive a participação e a criatividade de todos neste momento.Etapa 4 - Discussão (20 minutos)
Conduza uma discussão sobre a experiência dos alunos na criação de personagens, improvisação e movimento. Eles devem refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar essas técnicas em outras situações.Etapa 5 - Encerramento (10 minutos)
Encerre a aula agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância da experimentação e da improvisação na arte.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios;
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de personagens e cenas improvisadas;
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
- Criatividade na criação de personagens e cenas improvisadas;
- Coerência entre os movimentos corporais e as características dos personagens criados;
- Clareza na apresentação das cenas improvisadas;
- Reflexão crítica sobre a experiência vivenciada.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
- Orientar os alunos na criação de personagens e cenas improvisadas;.
- Dar feedbacks construtivos sobre as apresentações dos alunos;
- Conduzir a discussão final sobre a experiência vivenciada.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Criar personagens criativos e interessantes;
- Improvisar cenas curtas com seus personagens;
- Experimentar movimentos corporais que expressem as características dos personagens;
- Refletir sobre a experiência vivenciada e como podem aplicar essas técnicas em outras situações.