Aula sobre Commedia Dellarte

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Commedia Dell'Arte é uma forma de teatro popular que surgiu na Itália no século XVI. É caracterizada por personagens fixos, máscaras e improvisação. Essa forma de teatro influenciou muitas outras formas de arte, como a pantomima e o circo. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a Commedia Dell'Arte e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente à turma a Commedia Dell'Arte e seus personagens fixos. Se possível, compartilhe um vídeo sobre o assunto, para que as informaçõs se complementos e os alunos possam visualizar as características dessa forma de teatro.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações (90 min)

    Organize a turma em três grupos e explique a metodologia Rotação por estações. Direcione cada grupo para uma estação e oriente que, durante 30 minutos, realizem a atividade proposta e, quando o tempo acabar, sigam para a estação seguinte.

    Estação 1 - Criação de personagens (30 minutos)

    Os alunos deverão criar seus próprios personagens, baseados nos personagens fixos da Commedia Dell'Arte. Eles devem pensar em características físicas e psicológicas do personagem e criar um nome para ele.

    Estação 2 - Improvisação (30 minutos)

    Os alunos irão praticar improvisação em duplas ou trios. Eles devem usar seus personagens criados na estação anterior e improvisar uma cena curta.

    Estação 3 - Movimento (30 minutos)

    Os alunos irão praticar movimentos corporais que representem seus personagens. Eles devem pensar em movimentos que expressem a personalidade e as características físicas do personagem.


  3. Etapa 3 - Apresentação (20 minutos)

    Os alunos irão apresentar suas cenas improvisadas para a turma. Incentive a participação e a criatividade de todos neste momento.

  4. Etapa 4 - Discussão (20 minutos)

    Conduza uma discussão sobre a experiência dos alunos na criação de personagens, improvisação e movimento. Eles devem refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar essas técnicas em outras situações.

  5. Etapa 5 - Encerramento (10 minutos)

    Encerre a aula agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância da experimentação e da improvisação na arte.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de personagens e cenas improvisadas;
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Criatividade na criação de personagens e cenas improvisadas;
  • Coerência entre os movimentos corporais e as características dos personagens criados;
  • Clareza na apresentação das cenas improvisadas;
  • Reflexão crítica sobre a experiência vivenciada.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Orientar os alunos na criação de personagens e cenas improvisadas;.
  • Dar feedbacks construtivos sobre as apresentações dos alunos;
  • Conduzir a discussão final sobre a experiência vivenciada.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Criar personagens criativos e interessantes;
  • Improvisar cenas curtas com seus personagens;
  • Experimentar movimentos corporais que expressem as características dos personagens;
  • Refletir sobre a experiência vivenciada e como podem aplicar essas técnicas em outras situações.