Aula sobre Commedia Dellarte
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A Commedia Dell'Arte é uma forma de teatro popular que surgiu na Itália no século XVI e se espalhou por toda a Europa. Ela é caracterizada por personagens estereotipados, improvisação e máscaras. Essa forma de teatro influenciou muitos artistas e é ainda hoje uma referência para a comédia. Nesta aula, os alunos irão criar um mapa conceitual sobre a Commedia Dell'Arte, explorando suas características, personagens e influências. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada para que os alunos possam investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente à turma a Commedia Dell'Arte e seus principais elementos, como personagens, improvisação e máscaras. Incentive os alunos a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.Etapa 2 - Pesquisa (20 minutos)
Organize a turma em grupos e oriente-a a pesquisar sobre a Commedia Dell'Arte e criar um mapa conceitual com uma a central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os estudantes podem utilizar recursos como livros, vídeos e sites para ajudá-los na pesquisa.Etapa 3 - Discussão em grupo (20 minutos)
Os alunos irão se reunir com outro grupo para discutir seus mapas conceituais e compartilhar suas ideias. Circule pela sala para ajudar e orientar os alunos.Etapa 4 - Improvisação (30 minutos)
Ainda em grupos, os alunos deverão escolher um personagem da Commedia Dell'Arte e criar uma cena improvisada com seus colegas. Eles podem usar máscaras e adereços para tornar a cena mais divertida e interessante.Etapa 5 - Apresentação (20 minutos)
Cada grupo irá apresentar sua cena improvisada para a turma. Os alunos deverão incentivados a dar feedbacks construtivos e a compartilhar suas opiniões sobre as cenas apresentadas.Etapa 6 - Reflexão (10 minutos)
Proponha que os alunos reflitam sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado em suas vidas. Incentive-os a compartilhar suas reflexões com a turma.Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)
Os alunos podem ser incentivados a criar um desenho ou uma história em quadrinhos sobre a Commedia Dell'Arte.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios;
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos;
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas;
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos;
- Qualidade da cena improvisada apresentada pelos alunos;
- Reflexão sobre o que foi aprendido na aula.
Ações do professor
- Apresentar a Commedia Dell'Arte e seus principais elementos;
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação do mapa conceitual;
- Circular pela sala para ajudar e orientar os alunos durante as atividades;
- Dar feedbacks construtivos sobre as cenas improvisadas apresentadas pelos alunos;
- Estimular a reflexão sobre o que foi aprendido na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Pesquisar sobre a Commedia Dell'Arte e criar um mapa conceitual;
- Criar uma cena improvisada com seus colegas;
- Apresentar a cena improvisada para a turma;
- Refletir sobre o que foi aprendido na aula.