Como a Colonização define o presente da África
Você já acompanhou o processo da Partilha da África. Vamos entender melhor nessa aula de História quais foram as consequências da colonização africana!📚
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Em resposta ao imperialismo europeu na África surgiram alguns movimentos de resistência. É um exemplo de movimento de resistência:
Atividade completaA)
Conferência de Berlim.B) Pan-Africanismo.
C) Vidas negras importam (Black lives matter).
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Aprendizagem Baseada em Problemas:
A colonização europeia na África teve início no século XV e durou até o século XX. Durante esse período, os europeus impuseram suas culturas, línguas e religiões aos africanos, além de explorarem seus recursos naturais. Essa colonização deixou marcas profundas na história e na cultura africana, que ainda são sentidas até hoje. O objetivo dessa aula é desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar e discutir as dinâmicas do colonialismo no continente africano e asiático e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais.Atividade completa4. Aprendizagem Entre Pares:
A colonização europeia na África teve início no século XV e durou até o século XX. Durante esse período, os europeus impuseram suas culturas, línguas e religiões aos africanos, além de explorarem seus recursos naturais. Essa colonização deixou marcas profundas na história e na cultura africana, que ainda são sentidas até hoje. Nesta aula, os alunos irão explorar as dinâmicas do colonialismo na África e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais.Atividade completa5. Cultura Maker:
A colonização da África foi um processo histórico que teve início no século XV e durou até o século XX. Esse processo foi marcado pela exploração dos recursos naturais, pela escravidão e pela imposição de culturas e valores europeus aos povos africanos. A colonização deixou marcas profundas na história e na cultura do continente africano, que ainda são sentidas nos dias de hoje. O objetivo dessa aula é desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar e discutir as dinâmicas do colonialismo no continente africano e asiático e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais.Atividade completa6. Estudo de Caso:
A colonização europeia na África teve início no século XV e durou até o século XX. Esse processo teve como objetivo a exploração dos recursos naturais e humanos do continente africano, além de impor a cultura e os valores europeus aos povos locais. Esse período deixou marcas profundas na história e na cultura africana, que ainda são sentidas nos dias de hoje.Atividade completa7. Modelo de Debate Crítico (MDC):
A colonização europeia na África teve início no século XV e durou até o século XX. Durante esse período, os europeus impuseram suas culturas, línguas e religiões aos povos africanos, além de explorarem seus recursos naturais. Essa colonização deixou marcas profundas na história e na cultura africana, que ainda são sentidas até hoje. Nesta aula, os alunos irão discutir as dinâmicas do colonialismo no continente africano e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais.Atividade completa8. Sala de Aula Invertida:
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a colonização da África foi um processo histórico que ocorreu entre os séculos XV e XX, no qual as potências europeias invadiram e dominaram o continente africano. Esse processo teve consequências profundas na história e na cultura do continente, e ainda afeta a realidade africana nos dias de hoje.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: