Aula sobre Como A Colonizacao Define O Presente Da Africa

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A colonização europeia na África teve início no século XV e durou até o século XX. Durante esse período, os europeus impuseram suas culturas, línguas e religiões aos africanos, além de explorarem seus recursos naturais. Essa colonização deixou marcas profundas na história e na cultura africana, que ainda são sentidas até hoje. O objetivo dessa aula é desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar e discutir as dinâmicas do colonialismo no continente africano e asiático e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais.

  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Apresente o problema aos alunos: "Como a colonização define o presente da África?" e peça que os alunos reflitam sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos deverão pesquisar sobre a colonização europeia na África, suas consequências e as lógicas de resistência das populações locais.

  3. Etapa 3 - Análise das informações

    Os alunos deverão analisar as informações pesquisadas e discutir em grupo as consequências da colonização europeia na África.

  4. Etapa 4 - Elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão elaborar o template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal, para avaliar a atividade.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Os alunos deverão apresentar os resultados da pesquisa e da análise das informações, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Os alunos deverão discutir em grupo as conclusões da atividade e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos deverão avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.
  • Estimular a capacidade de análise crítica e de argumentação dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação e autoavaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de trabalhar em grupo.
  • Participação ativa dos alunos nas etapas da atividade.
  • Capacidade de análise crítica e argumentação dos alunos.
  • Criatividade e originalidade na elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Qualidade, criatividade e relevância das informações pesquisadas pelos alunos e na apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Estimular a reflexão e a discussão em grupo.
  • Orientar os alunos em cada etapa da atividade.
  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo assunto.
  • Acompanhar o desenvolvimento da atividade.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente em cada etapa da atividade.
  • Elaborar o template de Dinâmica dos 3 Qs e utilizá-lo para avaliar a atividade.
  • Pesquisar sobre o assunto e apresentar os resultados da pesquisa.
  • Discutir em grupo as consequências da colonização europeia na África;
  • Argumentar sobre as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais;