Aula sobre Como A Colonizacao Define O Presente Da Africa

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A colonização europeia na África teve início no século XV e durou até o século XX. Durante esse período, os europeus impuseram suas culturas, línguas e religiões aos africanos, além de explorarem seus recursos naturais. Essa colonização deixou marcas profundas na história e na cultura africana, que ainda são sentidas até hoje. Nesta aula, os alunos irão explorar as dinâmicas do colonialismo na África e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância de entender as dinâmicas do colonialismo na África. Convide os alunos a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Formação de grupos

    Os alunos serão divididos em duplas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada dupla irá criar um mapa conceitual sobre o tema da aula, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça cartolinas, canetas coloridas e outros materiais analógicos para a criação dos mapas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas

    Os alunos irão apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Incentive os alunos a fazer perguntas e comentários sobre os mapas dos outros grupos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as dinâmicas do colonialismo na África e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais, utilizando os mapas conceituais como base para a discussão.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Faça uma sistematização das principais ideias discutidas em grupo e reforce a importância de entender as dinâmicas do colonialismo na África para compreender o presente do continente.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos serão avaliados de acordo com os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar e discutir as dinâmicas do colonialismo no continente africano e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação dos mapas conceituais.
  • Promover a reflexão crítica sobre a história e a cultura africana.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação dos mapas conceituais.
  • Qualidade da apresentação dos mapas conceituais.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Capacidade de reflexão crítica sobre o tema da aula.
  • Cooperação e colaboração com os colegas de grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar sua importância.
  • Fornecer os materiais necessários para a criação dos mapas conceituais.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Sistematizar as principais ideias discutidas em grupo.
  • Avaliar os alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação dos mapas conceituais.
  • Apresentar os mapas conceituais de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Refletir criticamente sobre o tema da aula.
  • Cooperar e colaborar com os colegas de grupo.