Aula sobre Como A Colonizacao Define O Presente Da Africa

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A colonização da África foi um processo histórico que teve início no século XV e durou até o século XX. Esse processo foi marcado pela exploração dos recursos naturais, pela escravidão e pela imposição de culturas e valores europeus aos povos africanos. A colonização deixou marcas profundas na história e na cultura do continente africano, que ainda são sentidas nos dias de hoje. O objetivo dessa aula é desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar e discutir as dinâmicas do colonialismo no continente africano e asiático e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente o tema e instigar os alunos a refletirem sobre as consequências da colonização para a África. O objetivo é que os alunos identifiquem os problemas gerados pela colonização e os impactos que esses problemas ainda têm na atualidade.

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Os alunos devem ser divididos em grupos e, em conjunto, devem buscar alternativas para solucionar os problemas identificados na etapa anterior. O objetivo é que os alunos desenvolvam a capacidade de pensar em soluções criativas e inovadoras.

  3. Etapa 3 - Solução

    Cada grupo deve apresentar a solução encontrada para o problema identificado. O objetivo é que os alunos desenvolvam a capacidade de argumentação e de apresentação de ideias.

  4. Etapa 4 - Criação do Diário de Bordo

    Cada grupo deve criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O objetivo é que os alunos desenvolvam a capacidade de registrar e organizar as informações trabalhadas em sala de aula.

  5. Etapa 5 - Apresentação do Diário de Bordo

    Cada grupo deve apresentar o seu diário de bordo para a turma. O objetivo é que os alunos desenvolvam a capacidade de comunicação e de trabalho em equipe.

  6. Etapa 6 - Discussão em Grupo

    Após a apresentação dos diários de bordo, a turma deve discutir em grupo as soluções apresentadas pelos grupos. O objetivo é que os alunos desenvolvam a capacidade de análise crítica e de reflexão sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos considerando os critérios de avaliação definidos previamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de análise crítica e reflexão sobre o tema.
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em equipe e comunicação.
  • Desenvolver a capacidade de pensar em soluções criativas e inovadoras.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade do diário de bordo produzido.
  • Capacidade de argumentação e apresentação de ideias.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e instigar a reflexão dos alunos.
  • Orientar os grupos na busca de soluções criativas e inovadoras.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Buscar soluções criativas e inovadoras para os problemas identificados.
  • Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva.