Aula sobre Como A Colonizacao Define O Presente Da Africa
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A colonização europeia na África teve início no século XV e durou até o século XX. Esse processo teve como objetivo a exploração dos recursos naturais e humanos do continente africano, além de impor a cultura e os valores europeus aos povos locais. Esse período deixou marcas profundas na história e na cultura africana, que ainda são sentidas nos dias de hoje.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e seus subtópicos, explicando a importância do estudo da colonização na África e como isso influencia o presente do continente. Em seguida, deve apresentar o Estudo de Caso que será trabalhado pelos alunos.Etapa 2 - Estudo de Caso
O professor deve apresentar aos alunos um caso real de colonização na África, como por exemplo, a colonização da África do Sul pelos holandeses. Os alunos devem analisar o caso e identificar as dinâmicas do colonialismo e as lógicas de resistência das populações locais.Etapa 3 - Template de Infográfico
Os alunos devem criar um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com informações sobre o Estudo de Caso. Oriente os alunos na criação do template e forneça materiais analógicos para a confecção do infográfico.Etapa 4 - Pesquisa
Os alunos devem realizar pesquisas sobre o Estudo de Caso e preencher as lacunas do template de infográfico. Oriente os alunos na pesquisa e forneça materiais analógicos para a realização da pesquisa.Etapa 5 - Discussão em Grupo
Os alunos devem discutir em grupo as informações coletadas e preenchidas no template de infográfico. Oriente a discussão e incentive a participação de todos os alunos.Etapa 6 - Apresentação
Os grupos devem apresentar seus infográficos para a turma, explicando as dinâmicas do colonialismo e as lógicas de resistência das populações locais identificadas no Estudo de Caso. Em seguida, avalie a apresentação dos grupos e dê feedbacks.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula reforçando a importância do estudo da colonização na África e como isso influencia o presente do continente. Os alunos devem refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de caracterizar e discutir as dinâmicas do colonialismo no continente africano e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do template de infográfico.
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Qualidade do template de infográfico criado pelos alunos.
- Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
- Qualidade da apresentação dos grupos.
- Reflexão dos alunos sobre o que aprenderam na aula.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do template de infográfico.
- Fornecer materiais analógicos para a confecção do infográfico e para a realização da pesquisa.
- Avaliar a apresentação dos grupos e fornecer feedbacks.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Concluir a aula reforçando a importância do estudo da colonização na África.
Ações do aluno
- Criar o template de infográfico.
- Realizar a pesquisa sobre o Estudo de Caso.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Apresentar o infográfico para a turma.
- Refletir sobre o que aprenderam na aula.