Aula sobre Como A Colonizacao Define O Presente Da Africa

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A colonização europeia na África teve início no século XV e durou até o século XX. Esse processo teve como objetivo a exploração dos recursos naturais e humanos do continente africano, além de impor a cultura e os valores europeus aos povos locais. Esse período deixou marcas profundas na história e na cultura africana, que ainda são sentidas nos dias de hoje.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e seus subtópicos, explicando a importância do estudo da colonização na África e como isso influencia o presente do continente. Em seguida, deve apresentar o Estudo de Caso que será trabalhado pelos alunos.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    O professor deve apresentar aos alunos um caso real de colonização na África, como por exemplo, a colonização da África do Sul pelos holandeses. Os alunos devem analisar o caso e identificar as dinâmicas do colonialismo e as lógicas de resistência das populações locais.

  3. Etapa 3 - Template de Infográfico

    Os alunos devem criar um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com informações sobre o Estudo de Caso. Oriente os alunos na criação do template e forneça materiais analógicos para a confecção do infográfico.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos devem realizar pesquisas sobre o Estudo de Caso e preencher as lacunas do template de infográfico. Oriente os alunos na pesquisa e forneça materiais analógicos para a realização da pesquisa.

  5. Etapa 5 - Discussão em Grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as informações coletadas e preenchidas no template de infográfico. Oriente a discussão e incentive a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar seus infográficos para a turma, explicando as dinâmicas do colonialismo e as lógicas de resistência das populações locais identificadas no Estudo de Caso. Em seguida, avalie a apresentação dos grupos e dê feedbacks.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância do estudo da colonização na África e como isso influencia o presente do continente. Os alunos devem refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de caracterizar e discutir as dinâmicas do colonialismo no continente africano e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do template de infográfico.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade do template de infográfico criado pelos alunos.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Qualidade da apresentação dos grupos.
  • Reflexão dos alunos sobre o que aprenderam na aula.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do template de infográfico.
  • Fornecer materiais analógicos para a confecção do infográfico e para a realização da pesquisa.
  • Avaliar a apresentação dos grupos e fornecer feedbacks.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Concluir a aula reforçando a importância do estudo da colonização na África.

Ações do aluno

  • Criar o template de infográfico.
  • Realizar a pesquisa sobre o Estudo de Caso.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar o infográfico para a turma.
  • Refletir sobre o que aprenderam na aula.