Aula sobre Como A Colonizacao Define O Presente Da Africa
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a colonização da África foi um processo histórico que ocorreu entre os séculos XV e XX, no qual as potências europeias invadiram e dominaram o continente africano. Esse processo teve consequências profundas na história e na cultura do continente, e ainda afeta a realidade africana nos dias de hoje.
Etapa 1 - Preparação
Selecione materiais analógicos que possam ser utilizados na aula, como livros, revistas, jornais, mapas, etc. Além disso, você deve preparar uma lista de perguntas para serem respondidas pelos alunos durante a aula.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Disponibilize aos alunos um material de apoio, como um vídeo ou um texto, que apresente o tema "Como a Colonização define o presente da África". Os alunos devem assistir ou ler o material em casa e, em seguida, criar um mapa conceitual sobre o assunto.Etapa 3 - Ideia Central
Na aula seguinte, os alunos devem apresentar suas ideias centrais sobre o tema. Selecione e apresente algumas ideias para serem discutidas em grupo.Etapa 4 - Sub-ideias
Os alunos devem criar 8 sub-ideias para cada ideia central selecionada pelo professor. Essas sub-ideias devem ser organizadas em dois níveis de profundidade.Etapa 5 - Discussão em Grupo
Os alunos devem discutir em grupo as sub-ideias criadas, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o tema.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar suas sub-ideias para a turma. Você deve mediar a discussão e estimular a participação de todos os alunos.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos previamente. Além disso, dê feedbacks individuais e coletivos para orientar o processo de aprendizagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de caracterizar e discutir as dinâmicas do colonialismo no continente africano e asiático.
- Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Capacidade de aprofundar o conhecimento sobre o tema.
Ações do professor
- Selecionar materiais analógicos para a aula.
- Mediar a discussão em grupo.
- Fornecer feedbacks individuais e coletivos.
Ações do aluno
- Assistir ou ler o material de apoio em casa.
- Criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Participar ativamente da discussão em grupo.