Como ajudar o meio ambiente?
Você já se perguntou o que poderia fazer para ajudar o meio ambiente? Confira o vídeo dessa aula de Geografia e descubra algumas formas!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Selecione a alternativa que apresenta práticas de preservação e uso sustentável dos recursos naturais:
Atividade completaA)
Repensar, reduzir, reutilizar e reciclar.B) Repensar, recusar, reduzir, reparar, reciclar, reutilizar, repassar e reintegrar.
C) Descarte incorreto dos resíduos, desperdício, desmatamento e consumismo.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Sala de Aula Invertida:
O tema "Como ajudar o meio ambiente?" é de extrema importância atualmente, já que a preservação do meio ambiente é uma questão global. É importante que os alunos entendam como suas ações impactam o meio ambiente e como podem ajudar a protegê-lo. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema. Exemplos práticos serão apresentados para que os alunos possam entender como suas ações cotidianas podem ajudar a preservar o meio ambiente.Atividade completa4. Rotação por estações:
O tema "Como ajudar o meio ambiente?" é de extrema importância atualmente, uma vez que vivemos em um mundo cada vez mais poluído e com recursos naturais escassos. É necessário que cada um faça a sua parte para preservar o meio ambiente e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para desenvolver a habilidade dos alunos em discutir como a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais e influenciam na distribuição de riquezas em diferentes lugares. As estações serão compostas por atividades que estimulam a reflexão e a ação dos alunos em relação ao tema.Atividade completa5. Modelo de Debate Crítico (MDC):
O tema "Como ajudar o meio ambiente?" é de extrema importância atualmente, visto que a sociedade está cada vez mais consciente da necessidade de preservar o planeta em que vivemos. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que envolve a participação ativa dos alunos em discussões e reflexões sobre o tema. Para tornar a aula mais interessante e didática, utilizaremos exemplos práticos e cotidianos que os estudantes possam relacionar com o tema.Atividade completa6. Ensino Híbrido:
O tema "Como ajudar o meio ambiente?" é de extrema importância para a sociedade atual, visto que estamos vivenciando uma crise ambiental causada por ações humanas. É fundamental que os alunos compreendam como suas escolhas cotidianas podem impactar o meio ambiente e, assim, possam se tornar agentes de mudança. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para exemplificar, o professor pode trazer imagens de locais poluídos e de áreas preservadas, bem como discutir sobre hábitos sustentáveis que podem ser adotados no dia a dia.Atividade completa7. Gamificação:
A aula sobre "Como ajudar o meio ambiente?" é extremamente relevante atualmente, visto que a preservação do meio ambiente é uma questão global e que afeta a todos nós. É importante que os alunos entendam como suas ações individuais podem impactar o meio ambiente e como eles podem contribuir para a preservação dele. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro de um jogo que irá abordar o tema. Será uma aula prática e participativa, na qual os alunos terão a oportunidade de serem protagonistas do seu próprio aprendizado.Atividade completa8. Design Sprint:
A aula sobre "Como ajudar o meio ambiente?" pretende discutir os impactos ambientais gerados pela produção, circulação e consumo de mercadorias, além de refletir sobre a distribuição de riquezas em diferentes lugares. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um modelo com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. A aula será contextualizada a partir de exemplos práticos e cotidianos dos estudantes, como o uso excessivo de plásticos, a poluição do ar e a escassez de água em algumas regiões do país.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: