Aula sobre Como Ajudar O Meio Ambiente
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A aula sobre "Como ajudar o meio ambiente?" pretende discutir os impactos ambientais gerados pela produção, circulação e consumo de mercadorias, além de refletir sobre a distribuição de riquezas em diferentes lugares. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um modelo com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. A aula será contextualizada a partir de exemplos práticos e cotidianos dos estudantes, como o uso excessivo de plásticos, a poluição do ar e a escassez de água em algumas regiões do país.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema da aula, contextualizando-o a partir de exemplos práticos e cotidianos dos estudantes. Em seguida, os alunos irão discutir em grupos sobre as principais causas e consequências dos impactos ambientais gerados pela produção, circulação e consumo de mercadorias. Organize os grupos e forneça os materiais necessários.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos irão criar um mapa mental em grupo, destacando as principais ideias discutidas na etapa anterior. Em seguida, cada grupo irá apresentar seu mapa mental para a turma.Etapa 3 - Decidir
Em grupo, os alunos irão selecionar as principais ideias discutidas e definir qual será o foco de sua proposta de solução para ajudar o meio ambiente.Etapa 4 - Prototipar
Cada grupo irá criar um protótipo de sua proposta de solução, utilizando materiais recicláveis e reutilizáveis. Auxilie os alunos na elaboração dos protótipos.Etapa 5 - Testar
Os alunos irão testar seus protótipos em sala de aula, avaliando a eficácia de cada proposta de solução para ajudar o meio ambiente.Etapa 6 - Conclusão da aula
Conclua reforçando a importância da preservação do meio ambiente e incentivando os alunos a colocarem em prática as soluções apresentadas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir os impactos ambientais gerados pela produção, circulação e consumo de mercadorias.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na busca por soluções para ajudar o meio ambiente.
- Promover a reflexão sobre a distribuição de riquezas em diferentes lugares.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Qualidade do mapa mental e do protótipo criados pelos alunos.
- Eficácia da proposta de solução para ajudar o meio ambiente.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e contextualizá-lo a partir de exemplos práticos e cotidianos dos estudantes.
- Auxiliar os alunos na elaboração dos protótipos.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar um mapa mental e um protótipo de sua proposta de solução para ajudar o meio ambiente.
- Testar e avaliar a eficácia de sua proposta de solução.