Aula sobre Como Ajudar O Meio Ambiente

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A aula sobre "Como ajudar o meio ambiente?" pretende discutir os impactos ambientais gerados pela produção, circulação e consumo de mercadorias, além de refletir sobre a distribuição de riquezas em diferentes lugares. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um modelo com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. A aula será contextualizada a partir de exemplos práticos e cotidianos dos estudantes, como o uso excessivo de plásticos, a poluição do ar e a escassez de água em algumas regiões do país.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema da aula, contextualizando-o a partir de exemplos práticos e cotidianos dos estudantes. Em seguida, os alunos irão discutir em grupos sobre as principais causas e consequências dos impactos ambientais gerados pela produção, circulação e consumo de mercadorias. Organize os grupos e forneça os materiais necessários.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um mapa mental em grupo, destacando as principais ideias discutidas na etapa anterior. Em seguida, cada grupo irá apresentar seu mapa mental para a turma.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Em grupo, os alunos irão selecionar as principais ideias discutidas e definir qual será o foco de sua proposta de solução para ajudar o meio ambiente.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo irá criar um protótipo de sua proposta de solução, utilizando materiais recicláveis e reutilizáveis. Auxilie os alunos na elaboração dos protótipos.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão testar seus protótipos em sala de aula, avaliando a eficácia de cada proposta de solução para ajudar o meio ambiente.

  6. Etapa 6 - Conclusão da aula

    Conclua reforçando a importância da preservação do meio ambiente e incentivando os alunos a colocarem em prática as soluções apresentadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir os impactos ambientais gerados pela produção, circulação e consumo de mercadorias.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na busca por soluções para ajudar o meio ambiente.
  • Promover a reflexão sobre a distribuição de riquezas em diferentes lugares.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade do mapa mental e do protótipo criados pelos alunos.
  • Eficácia da proposta de solução para ajudar o meio ambiente.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizá-lo a partir de exemplos práticos e cotidianos dos estudantes.
  • Auxiliar os alunos na elaboração dos protótipos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um mapa mental e um protótipo de sua proposta de solução para ajudar o meio ambiente.
  • Testar e avaliar a eficácia de sua proposta de solução.