Aula sobre Como Ajudar O Meio Ambiente

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A aula sobre "Como ajudar o meio ambiente?" é extremamente relevante atualmente, visto que a preservação do meio ambiente é uma questão global e que afeta a todos nós. É importante que os alunos entendam como suas ações individuais podem impactar o meio ambiente e como eles podem contribuir para a preservação dele. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro de um jogo que irá abordar o tema. Será uma aula prática e participativa, na qual os alunos terão a oportunidade de serem protagonistas do seu próprio aprendizado.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula

    Contextualize o tema e apresente os objetivos da aula, que são: conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente, mostrar como suas ações individuais podem impactar o meio ambiente e incentivar a criação de soluções para ajudar o meio ambiente.

  2. Etapa 2 - Explicação da metodologia Gamificação

    Explique a metodologia Gamificação e como ela será utilizada na aula.

  3. Etapa 3 - Divisão dos alunos em grupos

    Dividas os alunos em grupos de até 5 pessoas. Distribua os materiais necessários para a criação do mapa de registro do jogo, e explique como preencher o modelo.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa de registro

    Cada grupo irá criar um mapa de registro do seu jogo, seguindo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o seu mapa de registro do jogo para a turma. Organize o tempo e formato das apresentações.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após a apresentação do mapa de registro do jogo, os alunos irão discutir em grupo sobre como os jogos podem ajudar o meio ambiente e como eles podem contribuir para a preservação dele.

  7. Etapa 7 - Conclusão da aula

    Conclua reforçando a importância da preservação do meio ambiente e incentivando os alunos a colocarem em prática as soluções criadas pelos jogos.

  8. Etapa 8 - Desenvolvimento do jogo criado no mapa de registro (opcional - para casa)

    Oriente os estudantes a criar o jogo que desenvolveram nos mapas de registro. O jogo pode ser digital ou analógico. Combine o formato e a data de apresentação dos jogos criados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.
  • Incentivar a criatividade dos alunos na criação de soluções para ajudar o meio ambiente.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação dos jogos.
  • Criatividade na criação dos jogos.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos jogos.
  • Contribuição para a discussão em grupo.
  • Coerência entre as soluções criadas pelos jogos e a preservação do meio ambiente.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva a metodologia Gamificação.
  • Orientar os alunos na criação dos jogos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Incentivar a criatividade dos alunos na criação dos jogos.
  • Concluir a aula reforçando a importância da preservação do meio ambiente.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação dos jogos.
  • Contribuir de forma ativa e criativa na criação dos jogos.
  • Apresentar de forma clara e objetiva os jogos criados.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Colocar em prática as soluções criadas pelos jogos.