Aula sobre Como Ajudar O Meio Ambiente

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O tema "Como ajudar o meio ambiente?" é de extrema importância atualmente, visto que a sociedade está cada vez mais consciente da necessidade de preservar o planeta em que vivemos. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que envolve a participação ativa dos alunos em discussões e reflexões sobre o tema. Para tornar a aula mais interessante e didática, utilizaremos exemplos práticos e cotidianos que os estudantes possam relacionar com o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Como ajudar o meio ambiente?" e explique a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC) que será utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá um papel específico no debate. Explique as funções e regras do debate. Peça que seja criado um modelo de avaliação por rubrica.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Estipule um tempo para que os grupos pesquisem sobre o tema e preparem seus argumentos. É importante que os alunos tenham acesso a materiais variados, como artigos, vídeos e notícias.

  4. Etapa 4 - Debate

    O debate será dividido em três partes: apresentação do grupo defensor, apresentação do grupo opositor, com réplica e tréplica. A banca julgadora fará perguntas aos grupos e avaliará os argumentos apresentados. Organize o tempo do debate. Faça as mediações necessárias.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese do debate e ofereça espaço para que os alunos expressem suas opiniões sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a importância da preservação do meio ambiente e como a produção, circulação e consumo de mercadorias podem influenciar nesse processo.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos serão avaliados conforme o modelo de avaliação por rúbrica criado por cada grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de discutir sobre a relação entre produção, circulação e consumo de mercadorias e o meio ambiente.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a importância da preservação do meio ambiente.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e argumentar de forma clara e coesa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na elaboração do modelo de avaliação por rúbrica.
  • Argumentação clara e coesa durante o debate.
  • Posicionamento crítico e fundamentado durante o debate.
  • Respeito às opiniões dos colegas durante o debate.
  • Cooperação e trabalho em equipe durante a atividade.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara a metodologia MDC que será utilizada na aula.
  • Mediar o debate e garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de se posicionar e argumentar.
  • Fazer uma conclusão sobre a importância da preservação do meio ambiente e como a produção, circulação e consumo de mercadorias podem influenciar nesse processo.
  • Avaliar os alunos conforme o modelo de avaliação por rúbrica criado por cada grupo.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na elaboração do modelo de avaliação por rúbrica.
  • Elaborar argumentos claros e coesos sobre os subtópicos.
  • Posicionar-se de forma crítica e fundamentada durante o debate.
  • Respeitar as opiniões dos colegas durante o debate.
  • Cooperar e trabalhar em equipe durante a atividade.