Aula sobre Como Ajudar O Meio Ambiente

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Como ajudar o meio ambiente?" é de extrema importância atualmente, já que a preservação do meio ambiente é uma questão global. É importante que os alunos entendam como suas ações impactam o meio ambiente e como podem ajudar a protegê-lo. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema. Exemplos práticos serão apresentados para que os alunos possam entender como suas ações cotidianas podem ajudar a preservar o meio ambiente.

  1. Etapa 1 - Antes da aula.

    Selecione materiais didáticos sobre o tema, como textos, vídeos, gráficos e mapas. Esses materiais serão disponibilizados aos alunos para poderem estudar em casa, antes da aula. Oriente os estudos, solicitando que os alunos anotem dúvidas e façam resumos. Um formulário pode ser utilizado.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula

    Inicie a aula fazendo uma pergunta sobre a importância da preservação ambiental, e podemos fazer para cuidar do meio ambiente. Os alunos podem compartilhar suas ideias em pequenos grupos e depois compartilhar com a turma. Anote as ideias no quadro. Pode ser feita uma roda de conversa sobre a pesquisa feita em casa.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Divida os alunos em grupos e oriente a criação de um mapa conceitual com uma ideia central esub-ideias. O mapa conceitual pode ser feito em papel ou em softwares específicos. Disponibilize materiais para auxiliar na pesquisa, como livros, artigos e sites confiáveis e os materiais necessários.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma. Incentive a discussão e o debate entre os alunos sobre as diferentes abordagens e ideias apresentadas. Organize o tempo de cada apresentação.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos de como os alunos podem ajudar a preservar o meio ambiente em seu cotidiano. Esses exemplos podem incluir ações simples, como reduzir o consumo de energia elétrica e água, reciclar materiais e utilizar transporte sustentável.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo como podem aplicar as ideias apresentadas na atividade em seu cotidiano e como podem ajudar a preservar o meio ambiente.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforce a importância da preservação do meio ambiente. Os alunos serão incentivados a colocar em prática as ideias apresentadas na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir a relação entre a produção, circulação e consumo de mercadorias e seus impactos ambientais.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe na discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Aplicação das ideias apresentadas na atividade em seu cotidiano.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia que será utilizada.
  • Disponibilizar materiais para auxiliar na pesquisa.
  • Apresentar exemplos práticos de como os alunos podem ajudar a preservar o meio ambiente.
  • Incentivar a discussão e o debate entre os alunos.
  • Reforçar a importância da preservação do meio ambiente.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e encontrar informações relevantes.
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central sub-ideias.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Aplicar as ideias apresentadas na atividade em seu cotidiano.
  • Colaborar com os colegas na criação do mapa conceitual.