Aula sobre Como As Cidades Brasileiras Crescem

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Inicie a atividade explicando aos alunos o que é urbanização e como ela ocorre, destacando as diferenças entre cidades grandes e pequenas. Em seguida, apresente exemplos de cidades brasileiras que cresceram rapidamente nos últimos anos, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Apresente a questão-problema: "Como as cidades brasileiras crescem?". Em seguida, os alunos devem formar grupos para discutir e anotar as possíveis causas e consequências desse processo.

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Cada grupo deve apresentar suas ideias e alternativas para o problema proposto. Incentive a participação de todos os alunos e estimule o debate entre os grupos.

  3. Etapa 3 - Solução

    A partir das ideias apresentadas pelos grupos, os alunos devem chegar a uma solução para o problema proposto. Auxilie os alunos na organização e sistematização das ideias.

  4. Etapa 4 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo deve criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Explique como deve ser feita a organização do diário e oriente os alunos na elaboração do conteúdo.

  5. Etapa 5 - Apresentação do diário de bordo

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando as ideias e soluções encontradas. Incentive a participação de todos os alunos e estimule o debate entre os grupos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos a partir dos critérios definidos previamente. Os alunos também devem avaliar o processo de aprendizagem, destacando os pontos positivos e negativos.

  7. Etapa 7 - Finalização

    Incentive os alunos a continuar pesquisando sobre o tema e a discutir as possíveis soluções para o problema proposto. Os alunos devem se comprometer a compartilhar suas ideias e aprendizados com a turma e com a comunidade escolar.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de trabalho em equipe.
  • Estimular a pesquisa, a criatividade e a inovação.
  • Desenvolver a habilidade de relacionar diferentes fatores, compreender suas interações e acapacidade de argumentação e persuasão.
  • Estimular a reflexão crítica sobre as possíveis soluções.
  • Estimular a comunicação e a expressão oral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade das ideias apresentadas.
  • Organização e criatividade na elaboração do diário de bordo.
  • Qualidade da apresentação oral.
  • Reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem.

Ações do professor

  • Estimular a pesquisa e a busca por informações.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Orientar os alunos na organização e sistematização das ideias.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Buscar informações e compartilhar com o grupo.
  • Respeitar as opiniões dos colegas e contribuir para o debate.