Aula sobre Como As Cidades Brasileiras Crescem
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
O crescimento das cidades brasileiras é um tema importante para a compreensão da realidade em que vivemos. O processo de urbanização está diretamente ligado às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil. Vamos explorar como as cidades brasileiras crescem e quais são os impactos desse crescimento na sociedade.
Essa atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula com uma roda de conversa sobre a importância das cidades e como elas crescem. Apresente o projeto e explique como ele será desenvolvido.Etapa 2 - Definição do problema
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo deve definir um problema relacionado ao crescimento das cidades brasileiras.Etapa 3 - Geração de alternativas
Cada grupo deve gerar alternativas para solucionar o problema definido anteriormente. Oriente e auxilie os grupos nessa etapa.Etapa 4 - Solução
Cada grupo deve escolher a melhor alternativa e apresentá-la para a turma. Incentive a criatividade e a originalidade das soluções apresentadas.Etapa 5 - Desenvolvimento do diário de bordo
Cada grupo deve criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Oriente e auxilie os grupos na criação do diário.Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma. Avalie a qualidade da apresentação e do conteúdo do diário.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a aula com uma reflexão sobre o que foi aprendido e como isso pode ser aplicado na vida dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo.
- Estímulo à criatividade e à curiosidade dos alunos.
- Desenvolvimento da habilidade de comunicação oral e escrita.
Critérios de avaliação
- Qualidade do diário de bordo.
- Qualidade da apresentação do diário de bordo.
- Participação dos alunos nas atividades em grupo.
Ações do professor
- Orientar e auxiliar os grupos nas etapas do projeto.
- Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos.
- Avaliar a qualidade do diário de bordo e da apresentação dos alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para definir um problema relacionado ao crescimento das cidades brasileiras.
- Gerar alternativas para solucionar o problema definido.
- Escolher a melhor alternativa e apresentá-la para a turma.
- Criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
- Apresentar o diário de bordo para a turma.