Aula sobre Como As Cidades Brasileiras Crescem

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O crescimento das cidades brasileiras é um tema importante para a compreensão da realidade em que vivemos. O processo de urbanização está diretamente ligado às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil. Vamos explorar como as cidades brasileiras crescem e quais são os impactos desse crescimento na sociedade.

Essa atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma roda de conversa sobre a importância das cidades e como elas crescem. Apresente o projeto e explique como ele será desenvolvido.

  2. Etapa 2 - Definição do problema

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo deve definir um problema relacionado ao crescimento das cidades brasileiras.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Cada grupo deve gerar alternativas para solucionar o problema definido anteriormente. Oriente e auxilie os grupos nessa etapa.

  4. Etapa 4 - Solução

    Cada grupo deve escolher a melhor alternativa e apresentá-la para a turma. Incentive a criatividade e a originalidade das soluções apresentadas.

  5. Etapa 5 - Desenvolvimento do diário de bordo

    Cada grupo deve criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Oriente e auxilie os grupos na criação do diário.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma. Avalie a qualidade da apresentação e do conteúdo do diário.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula com uma reflexão sobre o que foi aprendido e como isso pode ser aplicado na vida dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo.
  • Estímulo à criatividade e à curiosidade dos alunos.
  • Desenvolvimento da habilidade de comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do diário de bordo.
  • Qualidade da apresentação do diário de bordo.
  • Participação dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os grupos nas etapas do projeto.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos.
  • Avaliar a qualidade do diário de bordo e da apresentação dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para definir um problema relacionado ao crescimento das cidades brasileiras.
  • Gerar alternativas para solucionar o problema definido.
  • Escolher a melhor alternativa e apresentá-la para a turma.
  • Criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma.