Aula sobre Como As Cidades Brasileiras Crescem
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O crescimento das cidades brasileiras é um tema importante e atual, visto que o Brasil é um país em constante processo de urbanização. A urbanização é o processo de crescimento das cidades, que envolve diversas transformações sociais, econômicas e culturais. Vamos explorar os fatores que contribuem para o crescimento das cidades brasileiras, suas consequências e impactos na sociedade?
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema e seus subtópicos, explique o que é urbanização e como ela afeta a vida das pessoas nas cidades brasileiras.Etapa 2 - Mapa de empatia
Em grupos, os alunos devem criar um mapa de empatia sobre a vida nas cidades brasileiras, seguindo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Isso ajudará os alunos a entenderem melhor as necessidades e desafios das pessoas nas cidades.Etapa 3 - Brainstorming
Em grupo, os alunos devem fazer um brainstorming sobre os fatores que contribuem para o crescimento das cidades brasileiras, como a migração, o êxodo rural, a industrialização, entre outros.Etapa 4 - Discussão em grupo
Cada grupo deve apresentar suas ideias e debater sobre as consequências e impactos desses fatores na sociedade.Etapa 5 - Pesquisa em grupo
Cada grupo deve escolher um dos fatores discutidos e fazer uma pesquisa sobre ele, buscando exemplos práticos que possam apoiar a discussão em sala de aula.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Cada grupo deve apresentar suas pesquisas e compartilhar com a turma as principais descobertas e aprendizados.Etapa 7 - Síntese
Faça uma síntese dos principais pontos discutidos em sala de aula, reforçando a importância de entendermos os fatores que contribuem para o crescimento das cidades brasileiras e seus impactos na sociedade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar o processo de urbanização às transformações do espaço geográfico, com destaque para o Brasil.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de pesquisa e análise crítica.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração em grupo.
- Qualidade da pesquisa e apresentação dos resultados.
- Capacidade de relacionar os fatores discutidos com o processo de urbanização.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus subtópicos de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação e colaboração dos alunos em grupo.
- Orientar os alunos na pesquisa e análise crítica dos resultados.
- Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos em sala de aula.
- Avaliar o desempenho dos alunos segundo os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Fazer a pesquisa sobre o fator escolhido e analisar criticamente os resultados.
- Apresentar os resultados de forma clara e objetiva.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
- Participar da síntese final e contribuir com ideias e opiniões.