Aula sobre Como As Cidades Brasileiras Crescem

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


As cidades brasileiras crescem em um ritmo acelerado, e esse crescimento impacta diretamente a vida das pessoas que nelas habitam. Para entender esse processo, é preciso analisar as transformações da produção agropecuária, a expansão do desemprego estrutural e o papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema.

    Apresente o tema e seus subtópicos aos estudantes. Explique a atividade, reforçando a importância da pesquisa e visão crítica sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos.

    Organize a turma em grupos, com 4 a 5 alunos. Distribua do material necessário para o debate.

  3. Etapa 3 - Construção de um modelo de avaliação por rubrica.

    Os alunos devem debater, em grupo, sobre o tema. A partir daí, fazer a construção do modelo de avaliação por rubrica.

  4. Etapa 4 - Socialização dos modelos.

    Os grupos fazem a socialização dos modelos construídos. Estimule a participação de todos, incentivando a argumentação.

  5. Etapa 5 - Plenária.

    Discussão em plenária sobre os critérios definidos em cada modelo e definição dos critérios finais. Motive os estudantes a participarem com argumentos válidos e defendendo suas ideias.

  6. Etapa 6 - Debate final.

    Os alunos fazem o debate final, utilizando o modelo de avaliação por rubrica que construíram anteriormente.

  7. Etapa 7 - Avaliação.

    Avaliação dos alunos segundo os critérios previamente definidos. Para finalizar, faça um feedback com os grupos. Destaque os pontos favoráveis e aqueles que merecem melhorar para os próximos debates.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar o processo de urbanização às transformações da paisagem urbana, com destaque para o Brasil.
  • Estimular a capacidade de argumentação e debate dos alunos.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração entre os estudantes.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema e seus subtópicos.
  • Participação ativa no debate e na construção do modelo de avaliação por rubrica.
  • Habilidade de argumentação e defesa de ideias.
  • Cooperação e colaboração com os colegas.
  • Utilização adequada da linguagem e respeito à opinião do outro.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos, contextualizando a importância do assunto.
  • Organizar a turma em grupos e distribuir o material necessário para o debate.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no debate, incentivando a argumentação e a defesa de ideias.
  • Orientar a construção do modelo de avaliação por rubrica, auxiliando os alunos na definição dos critérios e na elaboração das descrições de cada nível de desenvolvimento.
  • Realizar a avaliação dos alunos segundo os critérios previamente definidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate, ouvindo e respeitando as opiniões dos colegas.
  • Contribuir para a construção do modelo de avaliação por rubrica, definindo os critérios e elaborando as descrições de cada nível de desenvolvimento.
  • Argumentar e defender suas ideias de forma clara e coerente.
  • Cooperar e colaborar com os colegas, buscando sempre o consenso e a construção coletiva do conhecimento.
  • Utilizar adequadamente a linguagem e respeitar a opinião do outro.