Aula sobre Como Calcular Porcentagens

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Inicie a aula citando que a porcentagem é um conceito matemático muito presente no nosso cotidiano, seja em promoções de lojas, descontos em produtos, juros em empréstimos, entre outros. É importante que os alunos compreendam como a porcentagem funciona e como ela pode ser aplicada em situações do dia a dia.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Conhecendo a porcentagem" e explique a importância do conceito no cotidiano. Em seguida, divida os alunos em grupos de 4 alunos e entregue a eles uma folha de papel para criar um mapa de empatia.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos deverão preencher os campos do mapa de empatia com base em uma situação hipotética que envolva porcentagem. Sugira uma situação, como, por exemplo, "Um amigo quer comprar um celular que custa R$ 1.000,00 e encontrou uma loja que oferece 20% de desconto. Ele quer saber quanto irá pagar pelo celular com o desconto". Os alunos deverão preencher os campos do mapa de empatia com base na situação proposta.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir as informações preenchidas no mapa de empatia e identificar as dores e ganhos da situação proposta.

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas em grupo

    Os grupos irão utilizar as informações do mapa de empatia para resolver a situação proposta pelo professor. Eles deverão calcular o valor do celular com o desconto e apresentar a resposta para a turma.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Mostre exemplos práticos de situações que envolvem porcentagem, como juros em empréstimos, descontos em produtos, entre outros. Os alunos deverão identificar a porcentagem envolvida em cada situação e calcular o valor correspondente.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Nesse momento, o professor pode ir corrigindo os exercícios juntamente com os alunos para que todos assimilem as matérias. Além disso, os alunos deverão apresentar, também, o mapa da empatia para os demais colegas citando se conseguiram se imaginar aplicando o tema da aula em alguma profissão.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas. Incentive os alunos a pensar em situações em que a porcentagem pode ser útil e como eles podem utilizar essa habilidade no futuro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas que envolvam porcentagens.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Aplicar a metodologia ativa _Design Thinking_ para tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam porcentagens.
  • Criatividade e colaboração dos grupos na criação do mapa de empatia e na resolução dos problemas propostos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do conceito de porcentagem.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Apresentar exemplos práticos de situações que envolvem porcentagem.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Encerrar a aula reforçando a importância do conceito de porcentagem.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia com base na situação proposta pelo professor.
  • Discutir as informações preenchidas no mapa de empatia em grupo.
  • Resolver problemas que envolvam porcentagens em grupo.
  • Identificar a porcentagem envolvida em situações práticas apresentadas pelo professor.
  • Participar ativamente das atividades propostas.