Aula sobre Como Calcular Porcentagens
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Inicie a aula citando que a porcentagem é uma das principais ferramentas da matemática financeira e está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como em promoções de lojas, cálculo de juros em empréstimos e financiamentos, entre outros. Nesta aula, os alunos irão conhecer mais sobre a porcentagem e como ela pode ser aplicada em situações do dia a dia. Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos irão criar um _template_ de Dinâmica dos 3 Qs, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a importância da porcentagem no cotidiano. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Estudo prévio
Os alunos deverão assistir a um vídeo sobre porcentagem e responder a algumas questões sobre o tema. O vídeo pode ser encontrado em plataformas de ensino online ou criado pelo próprio professor.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 alunos e deverão discutir sobre as questões do estudo prévio. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como a porcentagem é aplicada no cotidiano, como em promoções de lojas, cálculo de juros em empréstimos e financiamentos, entre outros. Os alunos deverão fazer anotações e tirar dúvidas.Etapa 5 - Criação do template de ‘Dinâmica dos 3 Qs’
Os alunos irão criar um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Explique como utilizar o _template_ e dará exemplos de como os alunos podem preencher cada campo.Etapa 6 - Apresentação dos templates
Cada grupo irá apresentar seu _template_ e explicar como utilizou a metodologia para desenvolver o tema e seus subtópicos. Avalie a participação e o desempenho dos alunos.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a aula e reforçar a importância da porcentagem no cotidiano. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”.
- Estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.
Critérios de avaliação
- Participação e envolvimento dos alunos na discussão em grupo.
- Qualidade e criatividade do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Auxiliar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Avaliar a participação e o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo sobre porcentagem e responder às questões do estudo prévio.
- Discutir em grupo sobre as questões do estudo prévio.
- Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs e apresentá-lo para a turma.