Introdução à probabilidade

Vamos conhecer probabilidade nessa aula de Matemática. Será que tem como a gente estimar qual lado um dado irá cair? Acompanhe o vídeo para descobrir!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Observe as afirmativas abaixo e selecione a alternativa certa:

    I. Experimentos determinísticos são experimentos que dá pra prever o resultado em uma determinada condição e Experimentos Aleatórios são experimentos que não podem ser previsto com certeza;

    I. Para o cálculo de probabilidade é importante verificar o Espaço Amostral e o Evento;

    II. A probabilidade de jogar um dado e cair em um número par é de 50%.

    A) I e II estão certas.

    B) I, II e III estão certas.

    C) Apenas a II está certa.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    A probabilidade é uma área da Matemática que estuda a chance de um evento ocorrer. Ela está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como em jogos de azar, em previsões meteorológicas e em estudos de mercado.A aula introduz os conceitos básicos de probabilidade, como eventos independentes e dependentes, e os alunos terão a oportunidade de aprender a calcular a probabilidade de sua ocorrência. Utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema.
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  4. 4. Aprendizagem Entre Pares:

    A probabilidade é uma área da Matemática que está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como em jogos de azar, sorteios, previsão do tempo, entre outros. A aula introduz o conceito de probabilidade e trabalha com eventos independentes e dependentes. Para isso, é utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  5. 5. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    A probabilidade é uma área da Matemática que está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como em jogos de azar, sorteios, previsão do tempo, entre outros. Nesta aula, vamos introduzir o conceito de probabilidade e trabalhar com eventos independentes e dependentes. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, avaliando o desempenho de outros grupos em relação aos critérios estabelecidos. Dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe e pensamento crítico.
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  6. 6. Design Thinking:

    A probabilidade é uma área da Matemática que está presente em nosso cotidiano, desde a previsão do tempo até a escolha de números em jogos de azar. A aula introduz o conceito de probabilidade e trabalha com eventos independentes e dependentes. Para tornar a aula mais envolvente e didática, é utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o tema e seus subtópicos.
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  7. 7. Rotação por estações:

    A probabilidade é uma área da Matemática que está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como em jogos de azar, sorteios, previsão do tempo, entre outros. A aula introduz o conceito de probabilidade e trabalha com eventos independentes e dependentes. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.
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  8. 8. Gamificação:

    A probabilidade é uma área da Matemática que está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como em jogos de azar, sorteios, previsão do tempo, entre outros. A aula introduz o conceito de probabilidade e trabalha com eventos independentes e dependentes. Para tornar a aula mais envolvente e didática, é utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo que envolva o tema. Dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido de forma lúdica e criativa.
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