Introdução à probabilidade
Vamos conhecer probabilidade nessa aula de Matemática. Será que tem como a gente estimar qual lado um dado irá cair? Acompanhe o vídeo para descobrir!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Observe as afirmativas abaixo e selecione a alternativa certa:
I. Experimentos determinísticos são experimentos que dá pra prever o resultado em uma determinada condição e Experimentos Aleatórios são experimentos que não podem ser previsto com certeza;
I. Para o cálculo de probabilidade é importante verificar o Espaço Amostral e o Evento;
II. A probabilidade de jogar um dado e cair em um número par é de 50%.
Atividade completaA)
I e II estão certas.B) I, II e III estão certas.
C) Apenas a II está certa.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Sala de Aula Invertida:
A probabilidade é uma área da Matemática que estuda a chance de um evento ocorrer. Ela está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como em jogos de azar, em previsões meteorológicas e em estudos de mercado.A aula introduz os conceitos básicos de probabilidade, como eventos independentes e dependentes, e os alunos terão a oportunidade de aprender a calcular a probabilidade de sua ocorrência. Utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema.Atividade completa4. Aprendizagem Entre Pares:
A probabilidade é uma área da Matemática que está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como em jogos de azar, sorteios, previsão do tempo, entre outros. A aula introduz o conceito de probabilidade e trabalha com eventos independentes e dependentes. Para isso, é utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa5. Aprendizagem Baseada em Projetos:
A probabilidade é uma área da Matemática que está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como em jogos de azar, sorteios, previsão do tempo, entre outros. Nesta aula, vamos introduzir o conceito de probabilidade e trabalhar com eventos independentes e dependentes. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, avaliando o desempenho de outros grupos em relação aos critérios estabelecidos. Dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe e pensamento crítico.Atividade completa6. Design Thinking:
A probabilidade é uma área da Matemática que está presente em nosso cotidiano, desde a previsão do tempo até a escolha de números em jogos de azar. A aula introduz o conceito de probabilidade e trabalha com eventos independentes e dependentes. Para tornar a aula mais envolvente e didática, é utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o tema e seus subtópicos.Atividade completa7. Rotação por estações:
A probabilidade é uma área da Matemática que está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como em jogos de azar, sorteios, previsão do tempo, entre outros. A aula introduz o conceito de probabilidade e trabalha com eventos independentes e dependentes. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.Atividade completa8. Gamificação:
A probabilidade é uma área da Matemática que está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como em jogos de azar, sorteios, previsão do tempo, entre outros. A aula introduz o conceito de probabilidade e trabalha com eventos independentes e dependentes. Para tornar a aula mais envolvente e didática, é utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo que envolva o tema. Dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido de forma lúdica e criativa.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: