Aula sobre Como Calcular Probabilidade

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A probabilidade é uma área da Matemática que está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como em jogos de azar, sorteios, previsão do tempo, entre outros. Nesta aula, vamos introduzir o conceito de probabilidade e trabalhar com eventos independentes e dependentes. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, avaliando o desempenho de outros grupos em relação aos critérios estabelecidos. Dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe e pensamento crítico.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o conceito de probabilidade e explique a diferença entre eventos independentes e dependentes. Em seguida, os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Definição dos eventos

    Cada grupo deve escolher dois eventos aleatórios e definir se eles são independentes ou dependentes. Os eventos podem ser relacionados a situações cotidianas, como a probabilidade de chover em um determinado dia ou a probabilidade de tirar uma carta de baralho de determinado naipe.

  3. Etapa 3 - Cálculo da probabilidade

    Os grupos devem calcular a probabilidade de ocorrência dos eventos escolhidos, utilizando as fórmulas adequadas. Auxilie os alunos nessa etapa, tirando dúvidas e orientando-os na resolução dos cálculos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação

    Cada grupo deve criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os critérios devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar seus resultados e avaliar o desempenho dos outros grupos, utilizando o template criado na etapa anterior. Medeie a discussão e estimule a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula, destacando os principais conceitos trabalhados e as habilidades desenvolvidas pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe.
  • Estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas.
  • Promover a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de probabilidade e orientar os alunos na resolução dos cálculos.
  • Mediar a discussão durante a apresentação dos resultados.
  • Estimular a participação de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Escolher dois eventos aleatórios e definir se eles são independentes ou dependentes.
  • Calcular a probabilidade de ocorrência dos eventos escolhidos.
  • Criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação.
  • Apresentar os resultados e avaliar o desempenho dos outros grupos.
  • Participar ativamente da discussão em sala de aula.