Aula sobre Como Calcular Probabilidade
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A probabilidade é uma área da Matemática que está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como em jogos de azar, sorteios, previsão do tempo, entre outros. A aula introduz o conceito de probabilidade e trabalha com eventos independentes e dependentes. Para isso, é utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o conceito de probabilidade e explique a diferença entre eventos independentes e dependentes. Utilize exemplos práticos para facilitar a compreensão dos alunos.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deve escolher um líder para coordenar as atividades.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Cada grupo deve criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos devem utilizar materiais disponíveis em sala de aula, como papel, lápis de cor e canetas.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. O líder do grupo deve explicar a ideia central e as sub-ideias, e os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após a apresentação dos mapas conceituais, os alunos devem discutir em grupo sobre as diferenças e semelhanças entre os mapas. Medeie a discussão e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.Etapa 6 - Exercícios em sala de aula
Proponha alguns exercícios em sala de aula para que os alunos possam aplicar os conceitos aprendidos sobre eventos independentes e dependentes.Etapa 7 - Reflexão final
Proponha uma reflexão final sobre a aula, perguntando aos alunos o que eles aprenderam e como poderão aplicar esse conhecimento em situações do cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer eventos independentes e dependentes.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação dos mapas conceituais.
- Proporcionar um ambiente de aprendizagem ativa e participativa.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação dos mapas conceituais.
- Compreensão dos conceitos de eventos independentes e dependentes.
- Habilidade dos alunos em aplicar os conceitos aprendidos em exercícios em sala de aula.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de probabilidade e explicar a diferença entre eventos independentes e dependentes.
- Mediar a discussão em grupo sobre as diferenças e semelhanças entre os mapas conceituais.
- Propor exercícios em sala de aula para que os alunos possam aplicar os conceitos aprendidos.
Ações do aluno
- Criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Participar ativamente da discussão em grupo sobre as diferenças e semelhanças entre os mapas conceituais.
- Aplicar os conceitos aprendidos em exercícios em sala de aula.