Aula sobre Como Calcular Probabilidade

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A probabilidade é uma área da Matemática que está presente em nosso cotidiano, desde a previsão do tempo até a escolha de números em jogos de azar. A aula introduz o conceito de probabilidade e trabalha com eventos independentes e dependentes. Para tornar a aula mais envolvente e didática, é utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o conceito de probabilidade e explique a diferença entre eventos independentes e dependentes. Utilize exemplos práticos para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia para entender melhor o tema e seus subtópicos. Eles devem preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar de alguém que está aprendendo sobre probabilidade e identifiquem suas necessidades e desafios.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia e identificar as principais dificuldades e dúvidas sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Exercícios em dupla

    Os alunos devem resolver exercícios em dupla sobre eventos independentes e dependentes. Circule pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Os alunos devem apresentar os resultados dos exercícios e discutir em grupo as soluções encontradas.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a aula e os alunos devem compartilhar suas impressões e aprendizados.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Deixe uma tarefa de casa para os alunos, como a resolução de mais exercícios sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer eventos independentes e dependentes.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Promover a reflexão e o diálogo em grupo sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em reconhecer eventos independentes e dependentes.
  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo.
  • Qualidade das soluções apresentadas pelos alunos nos exercícios.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de probabilidade e explicar a diferença entre eventos independentes e dependentes.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa de empatia e na resolução dos exercícios.
  • Conduzir a reflexão sobre a aula e os aprendizados dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia para entender melhor o tema e seus subtópicos.
  • Participar ativamente da discussão em grupo sobre as dificuldades e dúvidas sobre o tema.
  • Resolver os exercícios em dupla e apresentar as soluções encontradas em grupo.