Aula sobre Como Calcular Probabilidade

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A probabilidade é uma área da Matemática que está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como em jogos de azar, sorteios, previsão do tempo, entre outros. A aula introduz o conceito de probabilidade e trabalha com eventos independentes e dependentes. Para tornar a aula mais envolvente e didática, é utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo que envolva o tema. Dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido de forma lúdica e criativa.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o conceito de probabilidade e explique a diferença entre eventos independentes e dependentes. Utilize exemplos práticos para facilitar a compreensão dos alunos.

  2. Etapa 2 - Introdução à metodologia Gamificação

    Explique a metodologia Gamificação e como ela será aplicada na aula. Apresente o mapa de registro que os alunos devem criar e explique os campos que devem ser preenchidos.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos devem criar o mapa de registro do jogo em grupos. Auxilie na criação e esclareça dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar o jogo criado e explicar como ele funciona. Os demais alunos poderão fazer perguntas e dar sugestões.

  5. Etapa 5 - Discussão sobre a probabilidade nos jogos

    Conduza uma discussão sobre a probabilidade nos jogos apresentados pelos alunos. Devem ser analisados os eventos independentes e dependentes presentes em cada jogo.

  6. Etapa 6 - Exercícios práticos

    Os alunos devem resolver exercícios práticos sobre probabilidade, utilizando os conceitos aprendidos na aula.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve revisão dos conceitos aprendidos e encerre a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer eventos independentes e dependentes.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação dos jogos.
  • Aplicar a metodologia ativa Gamificação para tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de registro do jogo.
  • Criatividade na elaboração do jogo.
  • Habilidade em reconhecer eventos independentes e dependentes nos jogos apresentados.
  • Desempenho nos exercícios práticos.
  • Participação ativa nas discussões em sala de aula.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva os conceitos de probabilidade.
  • Auxiliar na criação do mapa de registro do jogo.
  • Conduzir as discussões em sala de aula.
  • Propor exercícios práticos para fixação dos conceitos.
  • Fazer uma revisão dos conceitos aprendidos no final da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do mapa de registro do jogo.
  • Ser criativo na elaboração do jogo.
  • Participar das discussões em sala de aula.
  • Resolver os exercícios práticos propostos.
  • Fazer perguntas e dar sugestões durante as apresentações dos jogos.