Aula sobre Como Calcular Probabilidade
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A probabilidade é uma área da Matemática que está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como em jogos de azar, sorteios, previsão do tempo, entre outros. A aula introduz o conceito de probabilidade e trabalha com eventos independentes e dependentes. Para tornar a aula mais envolvente e didática, é utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo que envolva o tema. Dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido de forma lúdica e criativa.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o conceito de probabilidade e explique a diferença entre eventos independentes e dependentes. Utilize exemplos práticos para facilitar a compreensão dos alunos.Etapa 2 - Introdução à metodologia Gamificação
Explique a metodologia Gamificação e como ela será aplicada na aula. Apresente o mapa de registro que os alunos devem criar e explique os campos que devem ser preenchidos.Etapa 3 - Criação do mapa de registro
Os alunos devem criar o mapa de registro do jogo em grupos. Auxilie na criação e esclareça dúvidas.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo deve apresentar o jogo criado e explicar como ele funciona. Os demais alunos poderão fazer perguntas e dar sugestões.Etapa 5 - Discussão sobre a probabilidade nos jogos
Conduza uma discussão sobre a probabilidade nos jogos apresentados pelos alunos. Devem ser analisados os eventos independentes e dependentes presentes em cada jogo.Etapa 6 - Exercícios práticos
Os alunos devem resolver exercícios práticos sobre probabilidade, utilizando os conceitos aprendidos na aula.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma breve revisão dos conceitos aprendidos e encerre a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer eventos independentes e dependentes.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação dos jogos.
- Aplicar a metodologia ativa Gamificação para tornar a aula mais envolvente e didática.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa de registro do jogo.
- Criatividade na elaboração do jogo.
- Habilidade em reconhecer eventos independentes e dependentes nos jogos apresentados.
- Desempenho nos exercícios práticos.
- Participação ativa nas discussões em sala de aula.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva os conceitos de probabilidade.
- Auxiliar na criação do mapa de registro do jogo.
- Conduzir as discussões em sala de aula.
- Propor exercícios práticos para fixação dos conceitos.
- Fazer uma revisão dos conceitos aprendidos no final da aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente na criação do mapa de registro do jogo.
- Ser criativo na elaboração do jogo.
- Participar das discussões em sala de aula.
- Resolver os exercícios práticos propostos.
- Fazer perguntas e dar sugestões durante as apresentações dos jogos.