Aula sobre Como Calcular Probabilidade

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A probabilidade é uma área da Matemática que está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como em jogos de azar, sorteios, previsão do tempo, entre outros. A aula introduz o conceito de probabilidade e trabalha com eventos independentes e dependentes. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o conceito de probabilidade e explique como ela pode ser aplicada em situações do cotidiano. Mostre exemplos práticos para que os alunos possam compreender melhor o tema.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Eventos independentes

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar com eventos independentes. Apresente exemplos práticos para os alunos calcularem a probabilidade de ocorrência desses eventos.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Eventos dependentes

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar com eventos dependentes. Apresente exemplos práticos para os alunos calcularem a probabilidade de ocorrência desses eventos.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Jogo de probabilidade

    Nesta estação, os alunos irão jogar um jogo de probabilidade. O objetivo é que eles apliquem os conceitos aprendidos nas estações anteriores e calculem a probabilidade de ocorrência de determinados eventos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as atividades realizadas nas estações e trocar ideias sobre o tema. Oriente a discussão e esclareça possíveis dúvidas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese do que foi aprendido na aula e reforce a importância da probabilidade em situações do cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer eventos independentes e dependentes.
  • Estimular a aplicação dos conceitos aprendidos em situações práticas.
  • Promover a interação e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos de probabilidade e eventos independentes e dependentes.
  • Habilidade em calcular a probabilidade de ocorrência de eventos.
  • Participação nas atividades em grupo e na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de probabilidade e exemplos práticos.
  • Orientar as atividades nas estações e esclarecer possíveis dúvidas.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades nas estações.
  • Trocar ideias e discutir o tema em grupo.
  • Aplicar os conceitos aprendidos em situações práticas.