Aula sobre Como Falar De Planos E Previsoes No Futuro

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre como falar de planos e previsões no futuro em Inglês.

Esse tema é importante para a comunicação em Inglês, pois permite que os alunos expressem seus planos e expectativas para o futuro.

A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explicar a importância de saber falar sobre planos e previsões no futuro em Inglês.

    Alguns exemplos de como esse tema pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes incluem: falar sobre seus planos para o final de semana, seus objetivos para o futuro, ou até mesmo sobre as previsões para o clima na cidade.

    Os alunos devem fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto.


  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre os diferentes tipos de planos e previsões que podem ser feitos em Inglês.

    Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.


  3. Etapa 3 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo irá criar um diário de bordo, com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para falar sobre seus planos e previsões para o futuro em Inglês.

    Professor, forneça exemplos e orientações sobre como fazer isso.


  4. Etapa 4 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma, falando sobre seus planos e previsões para o futuro em Inglês.

    Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.


  5. Etapa 5 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre o que os alunos aprenderam na atividade e como isso poderá ser aplicado em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do diário de bordo.
  • Proporcionar uma atividade dinâmica e interativa, na qual os alunos possam participar ativamente da aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Uso adequado do vocabulário relacionado ao tema.
  • Coerência e clareza na apresentação dos planos e previsões.
  • Participação ativa na discussão em grupo e na criação do diário de bordo.
  • Colaboração e respeito com os colegas de grupo.
  • Criatividade na apresentação do diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Fornecer orientações claras sobre a criação do diário de bordo.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Conduzir a reflexão sobre o que foi aprendido na aula.
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Contribuir para a criação do diário de bordo.
  • Apresentar o diário de bordo de forma clara e criativa.
  • Respeitar os colegas de grupo.
  • Participar da reflexão sobre o que foi aprendido na atividade.