Aula sobre Como Falar De Planos E Previsoes No Futuro
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Esse tema é importante para a comunicação em Inglês, pois permite que os alunos expressem seus planos e expectativas para o futuro.
A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explicar a importância de saber falar sobre planos e previsões no futuro em Inglês.Alguns exemplos de como esse tema pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes incluem: falar sobre seus planos para o final de semana, seus objetivos para o futuro, ou até mesmo sobre as previsões para o clima na cidade.
Os alunos devem fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto.
Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre os diferentes tipos de planos e previsões que podem ser feitos em Inglês.Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.
Etapa 3 - Criação do diário de bordo
Cada grupo irá criar um diário de bordo, com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para falar sobre seus planos e previsões para o futuro em Inglês.Professor, forneça exemplos e orientações sobre como fazer isso.
Etapa 4 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma, falando sobre seus planos e previsões para o futuro em Inglês.Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.
Etapa 5 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre o que os alunos aprenderam na atividade e como isso poderá ser aplicado em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do diário de bordo.
- Proporcionar uma atividade dinâmica e interativa, na qual os alunos possam participar ativamente da aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Uso adequado do vocabulário relacionado ao tema.
- Coerência e clareza na apresentação dos planos e previsões.
- Participação ativa na discussão em grupo e na criação do diário de bordo.
- Colaboração e respeito com os colegas de grupo.
- Criatividade na apresentação do diário de bordo.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Fornecer orientações claras sobre a criação do diário de bordo.
- Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.
- Conduzir a reflexão sobre o que foi aprendido na aula.
- Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Contribuir para a criação do diário de bordo.
- Apresentar o diário de bordo de forma clara e criativa.
- Respeitar os colegas de grupo.
- Participar da reflexão sobre o que foi aprendido na atividade.