Aula sobre Como Falar De Planos E Previsoes No Futuro

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O tema "Como falar de planos e previsões no futuro" é muito relevante, pois tem relação direta com a possibilidade de se comunicar de forma eficaz em língua inglesa, algo cada vez mais necessário atualmente. Ser capaz de se comunicar de maneira adequada e clara é fundamental para estabelecer relações interpessoais, alcançar objetivos e participar da sociedade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Professor, contextualize o tema sobre “planos e previsões no futuro” a fim de torná-lo compreensível e interessante para os alunos. Você pode utilizar recursos como imagens, fotos ou vídeos para enriquecer a abordagem.

  2. Etapa 2 - Apresentação dos Subtópicos

    Apresente os subtópicos que serão abordados na aula, como, por exemplo, vocabulário relacionado a planos e previsões no futuro, estruturas gramaticais para falar de planos e previsões (present continuous, will, going to, entre outros).

  3. Etapa 3 - Divisão dos Grupos

    Os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo irá escolher um líder e deverá criar um nome para o grupo.

  4. Etapa 4 - Criação do Template

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares. O template deve conter os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para avaliar o desempenho dos demais grupos na atividade.

  5. Etapa 5 - Desenvolvimento do Tema

    Os grupos deverão discutir e preparar uma apresentação sobre o tema proposto, utilizando os subtópicos como base. Os grupos podem escolher um contexto específico para sua apresentação, como, por exemplo, planos para as férias, previsões climáticas, entre outros.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo fará sua apresentação e serão avaliados pelos demais grupos, utilizando o template criado.

  7. Etapa 7 - Discussão Final

    Ao final da atividade, o professor deve promover uma discussão com a turma sobre a atividade desenvolvida, incentivando os alunos a refletirem sobre seus pontos fortes e fracos na apresentação e como poderiam melhorar em próximas oportunidades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Promover o trabalho colaborativo em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de compreensão e produção oral em língua inglesa.
  • Estimular a reflexão sobre o próprio desempenho e o desempenho dos outros.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: como o grupo se organizou para desenvolver a atividade proposta.
  • Construção dos argumentos: avaliação da capacidade do grupo em produzir e defender seus argumentos.
  • Apresentação e comunicação: avaliação da forma como o grupo se apresentou e se comunicou.
  • Desempenho geral: avaliação geral do desempenho do grupo na atividade.

Ações do professor

  • Guia de atividades para Aprendizagem entre Pares.
  • Explicação clara e didática do conteúdo.
  • Orientação na criação do template de avaliação por pares.

Ações do aluno

  • Participação ativa na atividade proposta.
  • Colaboração com o grupo.
  • Desenvolvimento da habilidade de avaliar o desempenho dos outros grupos.