Aula sobre Como Falar De Planos E Previsoes No Futuro
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Esse é um assunto muito presente no cotidiano dos estudantes, pois estamos sempre fazendo planos e prevendo o que pode acontecer no futuro.
A metodologia que utilizaremos será o Design Thinking, que é uma abordagem que incentiva a criatividade, a empatia e a resolução de problemas.
Para isso, os alunos criarão um mapa de empatia, que é uma ferramenta que ajuda a entender o ponto de vista do outro. A partir disso, eles poderão desenvolver o tema e seus subtópicos de forma mais envolvente e didática.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Como falar de planos e previsões no futuro" e explique como ele é importante para a comunicação em Inglês. Em seguida, mostre exemplos práticos de como esse tema pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes.Etapa 2 - Explicação da metodologia Design Thinking
Explique a metodologia Design Thinking e como ela pode ser aplicada na aula de Inglês.O objetivo é incentivar a criatividade, a empatia e a resolução de problemas.
Etapa 3 - Criação do mapa de empatia
Cada aluno deve pensar em si mesmo ou em um personagem fictício que pretende realizar um plano futuro.Então, deve criar um mapa de empatia com os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".
Etapa 4 - Discussão em grupo
Agora em grupos, os alunos irão discutir em grupo as informações que registraram individualmente em seus mapas de empatia.O objetivo é desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe e a comunicação em Inglês.
Etapa 5 - Apresentação dos planos e previsões no futuro
Cada grupo irá apresentar seus planos e previsões no futuro com base nas informações coletadas nos mapas de empatia.O objetivo é desenvolver a habilidade de fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.
Etapa 6 - Feedback
Dê feedback sobre as apresentações dos alunos e incentive a reflexão sobre o que foi aprendido na atividade.Etapa 7 - Encerramento
Encerre reforçando os pontos mais importantes e incentivando os alunos a continuarem praticando Inglês.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de expressar planos e previsões no futuro em Inglês.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe e a comunicação em Inglês.
- Desenvolver a empatia e a criatividade dos alunos.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada da língua inglesa para expressar planos e previsões no futuro.
- Participação ativa na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo.
- Criatividade e originalidade na apresentação dos planos e previsões no futuro em Inglês.
Ações do professor
- Explicar claramente o tema e a metodologia Design Thinking.
- Dar feedback adequado sobre as apresentações dos alunos.
- Incentivar a participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade.
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia com informações relevantes.
- Trabalhar em equipe e participar ativamente da discussão em grupo.
- Apresentar planos e previsões no futuro em Inglês com criatividade e originalidade.