Aula sobre Como Falar De Planos E Previsoes No Futuro

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O futuro é um tópico muito importante em língua inglesa, pois é um idioma que, em muitos casos, difere do português em relação ao uso dos tempos verbais. Nesta aula, vamos tratar sobre como falar de planos e previsões no futuro, usando estruturas gramaticais como "be going to" e "will". Com isso, os alunos serão capazes de se comunicar de maneira eficaz em situações cotidianas, como fazer planos com amigos ou falar sobre o clima.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Professor, inicie a aula com uma roda de conversa, perguntando aos alunos quais são seus planos e previsões para o futuro próximo. O objetivo é não apenas contextualizar o assunto, mas também criar um ambiente de descontração e engajamento.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um estudo de caso que envolve planos e previsões para o futuro. O caso deve ser apresentado de forma simples e clara, de preferência com ilustrações que possam ser desenhadas. Exemplo de estudo de caso: "Lucas e Amanda têm planos de viajar para a praia no próximo final de semana. Eles terão que preparar tudo antes, como fazer as malas, comprar as passagens e reservar um quarto no hotel. Eles estão animados e já fizeram uma lista de coisas para levar."

  3. Etapa 3 - Elaboração do Infográfico

    Com base no estudo de caso, os alunos deverão criar um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas. O objetivo é que os alunos possam praticar a construção de frases usando as estruturas gramaticais estudadas na aula. Exemplo de template:

    \- Lucas e Amanda \_\_\_\_ (be going to / will) viajar para a \_\_\_\_ (cidade / praia) no próximo final de semana.

    \- Eles \_\_\_\_ (ter que / vão ter que) \_\_\_\_ (preparar / se preparar) tudo antes. \_\_\_\_ (Exemplo: Fazer as malas / Comprar as passagens / Reservar um quarto no hotel).

    \- Eles estão \_\_\_\_ (animado / animados) e já \_\_\_\_ (fazer / fizeram) uma lista de coisas para levar.


  4. Etapa 4 - Preenchimento do Infográfico

    Os alunos deverão preencher o infográfico com a ajuda do professor. O objetivo é que os alunos pratiquem a estruturação de frases e a conjugação de verbos.

  5. Etapa 5 - Socialização dos Infográficos

    Cada grupo apresentará o seu infográfico para a turma. O objetivo é que os alunos pratiquem a fala em inglês e compartilhem sua visão sobre o futuro.

  6. Etapa 6 - Debate

    Após as apresentações, o professor conduzirá um debate com a turma sobre planos e previsões para o futuro. O objetivo é que os alunos pratiquem a argumentação em inglês.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor encerrará a aula resumindo os pontos principais da aula e incentivando os alunos a praticar a língua inglesa no dia a dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de construir frases em inglês usando as estruturas "be going to" e "will".
  • Promover a fala em inglês, para expor pontos de vista e argumentos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta das estruturas gramaticais
  • Clareza e fluência na fala em inglês
  • Participação em grupo

Ações do professor

  • Contextualizar o tema
  • Apresentar o estudo de caso
  • Auxiliar na construção do infográfico
  • Conduzir o debate
  • Resumir os pontos principais da aula

Ações do aluno

  • Participar da roda de conversa
  • Trabalhar em grupo
  • Preencher o infográfico
  • Apresentar o infográfico
  • Participar do debate.