Aula sobre Como Falar De Planos E Previsoes No Futuro
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
O futuro é um tópico muito importante em língua inglesa, pois é um idioma que, em muitos casos, difere do português em relação ao uso dos tempos verbais. Nesta aula, vamos tratar sobre como falar de planos e previsões no futuro, usando estruturas gramaticais como "be going to" e "will". Com isso, os alunos serão capazes de se comunicar de maneira eficaz em situações cotidianas, como fazer planos com amigos ou falar sobre o clima.
Etapa 1 - Introdução
Professor, inicie a aula com uma roda de conversa, perguntando aos alunos quais são seus planos e previsões para o futuro próximo. O objetivo é não apenas contextualizar o assunto, mas também criar um ambiente de descontração e engajamento.Etapa 2 - Estudo de Caso
Os alunos serão divididos em grupos e receberão um estudo de caso que envolve planos e previsões para o futuro. O caso deve ser apresentado de forma simples e clara, de preferência com ilustrações que possam ser desenhadas. Exemplo de estudo de caso: "Lucas e Amanda têm planos de viajar para a praia no próximo final de semana. Eles terão que preparar tudo antes, como fazer as malas, comprar as passagens e reservar um quarto no hotel. Eles estão animados e já fizeram uma lista de coisas para levar."Etapa 3 - Elaboração do Infográfico
Com base no estudo de caso, os alunos deverão criar um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas. O objetivo é que os alunos possam praticar a construção de frases usando as estruturas gramaticais estudadas na aula. Exemplo de template:\- Lucas e Amanda \_\_\_\_ (be going to / will) viajar para a \_\_\_\_ (cidade / praia) no próximo final de semana.
\- Eles \_\_\_\_ (ter que / vão ter que) \_\_\_\_ (preparar / se preparar) tudo antes. \_\_\_\_ (Exemplo: Fazer as malas / Comprar as passagens / Reservar um quarto no hotel).
\- Eles estão \_\_\_\_ (animado / animados) e já \_\_\_\_ (fazer / fizeram) uma lista de coisas para levar.
Etapa 4 - Preenchimento do Infográfico
Os alunos deverão preencher o infográfico com a ajuda do professor. O objetivo é que os alunos pratiquem a estruturação de frases e a conjugação de verbos.Etapa 5 - Socialização dos Infográficos
Cada grupo apresentará o seu infográfico para a turma. O objetivo é que os alunos pratiquem a fala em inglês e compartilhem sua visão sobre o futuro.Etapa 6 - Debate
Após as apresentações, o professor conduzirá um debate com a turma sobre planos e previsões para o futuro. O objetivo é que os alunos pratiquem a argumentação em inglês.Etapa 7 - Conclusão
O professor encerrará a aula resumindo os pontos principais da aula e incentivando os alunos a praticar a língua inglesa no dia a dia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de construir frases em inglês usando as estruturas "be going to" e "will".
- Promover a fala em inglês, para expor pontos de vista e argumentos.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.
Critérios de avaliação
- Utilização correta das estruturas gramaticais
- Clareza e fluência na fala em inglês
- Participação em grupo
Ações do professor
- Contextualizar o tema
- Apresentar o estudo de caso
- Auxiliar na construção do infográfico
- Conduzir o debate
- Resumir os pontos principais da aula
Ações do aluno
- Participar da roda de conversa
- Trabalhar em grupo
- Preencher o infográfico
- Apresentar o infográfico
- Participar do debate.