Aula sobre Como Falar De Planos E Previsoes No Futuro

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os alunos aprenderão como falar de planos e previsões no futuro em Inglês.

Este é um tema importante, pois é comum em nosso cotidiano fazermos planos e previsões sobre o futuro.

Para contextualizar o assunto, apresente exemplos de perguntas e respostas em Inglês sobre planos e previsões, como:

"What are your plans for the weekend?"

(Quais são seus planos para o fim de semana?)

"I think it will rain tomorrow"

(Eu acho que vai chover amanhã)

A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema.


  1. Etapa 1 - Estudo individual (antes do dia da atividade)

    Os alunos assistirão a um vídeo em Inglês sobre o tema e farão anotações sobre as informações mais importantes. Forneça previamente este vídeo e também textos e exercícios para praticarem o uso de estruturas usadas para falar sobre planos e previsões.

  2. Etapa 2 - Introdução (no dia da atividade)

    Introduza o tema e apresente exemplos de perguntas e respostas em Inglês sobre planos e previsões.

    Em seguida, explique a metodologia da Sala de Aula Invertida e discuta com os alunos os materiais de apoio disponibilizados previamente..


  3. Etapa 3 - Discussão coletiva

    Os alunos discutirão o que aprenderam no vídeo e nos textos. Eles deverão trocar ideias e esclarecer dúvidas sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos criarão um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Eles deverão usar as informações que coletaram no estudo individual e na discussão coletiva para elaborar o mapa.


  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada aluno apresentará seu mapa conceitual para a turma.

    Faça perguntas e comentários sobre cada apresentação, incentivando os alunos a explicarem suas ideias usando vocabulário em Inglês.


  6. Etapa 6 - Exercícios práticos

    Os alunos farão exercícios práticos para fixar o conteúdo, como criar frases sobre planos e previsões no futuro em Inglês.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um resumo dos principais pontos abordados na atividade e incentive os alunos a praticarem o uso das estruturas aprendidas em situações reais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de organização dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Proporcionar aos alunos a oportunidade de trabalhar em grupo e desenvolver habilidades sociais e de colaboração.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em criar um mapa conceitual claro e organizado.
  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo e na apresentação do mapa conceitual.
  • Habilidade dos alunos em aplicar as estruturas aprendidas para falar sobre planos e previsões no futuro em Inglês.
  • Qualidade dos exercícios práticos realizados pelos alunos.
  • Habilidade dos alunos em se comunicar em Inglês de forma eficaz durante toda a atividade.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia da Sala de Aula Invertida.
  • Distribuir o material de apoio para os alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo e na apresentação do mapa conceitual.
  • Promover a prática do uso das estruturas aprendidas em situações reais.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo e fazer anotações sobre as informações mais importantes.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e trocar ideias com os colegas.
  • Criar um mapa conceitual claro e organizado.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma e responder às perguntas do professor.
  • Fazer os exercícios práticos propostos pelo professor.