Aula sobre Como Falar Os Sons Em Ingles

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta atividade, os alunos aprenderão a reconhecer as semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras em Inglês e na língua materna.

Uma boa pronúncia é fundamental para a comunicação em inglês, e saber os sons corretos é essencial para alcançar a fluência.

A metodologia aplicada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos criarão um modelo de avaliação por pares, que os ajudará a desenvolver suas habilidades de comunicação e sua capacidade de trabalhar em equipe.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula perguntando aos alunos se eles já perceberam que algumas palavras em Inglês são parecidas com palavras em Português ou outras línguas que conhecem.

    Você pode usar exemplos para ilustrar essa semelhança, como a palavra "chocolate".

    Em seguida, explique que eles irão aprender como falar os sons em Inglês.


  2. Etapa 2 - Discussão em Grupo

    Os alunos formam grupos e discutem as semelhanças e diferenças entre a pronúncia de palavras em Inglês e na língua materna e/ou outras línguas conhecidas.

    Forneça um guia com perguntas para ajudar os alunos a iniciarem a discussão, como:

    "Qual é o som que o 's' faz em inglês?".


  3. Etapa 3 - Construção dos critérios de avaliação

    Explique aos alunos que eles criarão um modelo de avaliação por pares para avaliar o desempenho de outros grupos em uma apresentação posterior.

    Forneça um guia com as categorias de avaliação (organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral) e peça que os alunos criem uma descrição para cada item.


  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar diferentes sons em Inglês e em suas línguas maternas, para encontrar exemplos de sons comuns e sons diferentes.

    Eles devem usar recursos disponíveis na sala de aula, como livros didáticos ou dicionários.


  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresenta seus exemplos de sons em Inglês e em sua língua materna.

    Os grupos devem usar os critérios de avaliação que criaram na etapa anterior para avaliar o desempenho dos outros grupos.


  6. Etapa 6 - Feedback

    Os alunos discutem as avaliações recebidas e dão feedback sobre a apresentação de outros grupos.

    Professor, incentive os alunos a identificar pontos fortes e pontos de melhoria.


  7. Etapa 7 - Reflexão

    Inicie uma discussão sobre o que os alunos aprenderam sobre a pronúncia e como isso pode ajudá-los a melhorar sua comunicação em Inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação em Inglês.
  • Compreender a importância de uma boa pronúncia em Inglês.
  • Promover a aprendizagem colaborativa e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa.
  • Estimular a criatividade dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.
  • Uso correto dos sons em Inglês.

Ações do professor

  • Iniciar a aula com uma discussão para engajar os alunos.
  • Propor uma atividade colaborativa para desenvolver habilidades de trabalho em equipe.
  • Fornecer guias para ajudar os alunos a criar o modelo de avaliação por pares.
  • Estimular os alunos a pesquisar e compartilhar informações.
  • Encorajar a reflexão após a apresentação.

Ações do aluno

  • Participar de discussões e atividades em grupo.
  • Criar o modelo de avaliação por pares com base nos critérios fornecidos.
  • Pesquisar sons em inglês e em outras línguas conhecidas.
  • Apresentar exemplos de sons em inglês e em outras línguas conhecidas.
  • Dar feedback positivo e construtivo aos outros grupos.