Aula sobre Como Falar Os Sons Em Ingles

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, os alunos serão introduzidos à habilidade de reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras em Inglês e em sua língua materna. Essa habilidade é importante para o desenvolvimento da fluência na língua inglesa e para a comunicação com falantes nativos.

Para tornar a atividade mais envolvente e didática, os alunos trabalharão em equipes para criar um fanzine, no qual terão a oportunidade de serem criativos e desenvolverem habilidades manuais enquanto aprendem sobre fonética em Inglês.


  1. Etapa 1 - Apresentação do Tema

    Apresente o tema e explique a importância de reconhecer a pronúncia correta em Inglês.

    Os alunos poderão dar exemplos de palavras com pronúncias diferentes em Inglês e na língua materna (Português).


  2. Etapa 2 - Introdução à Metodologia

    O professor apresentará a metodologia ativa Cultura Maker e como ela será aplicada nesta atividade. Os alunos também serão apresentados aos materiais que utilizarão para criar o fanzine.

  3. Etapa 3 - Divisão em Equipes

    Os alunos serão divididos em equipes de 4 a 5 integrantes.

    Cada equipe será responsável por criar um fanzine sobre um tema específico relacionado à pronúncia em Inglês, por exemplo, vogais, consoantes, dígrafos, entre outros.


  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Cada equipe realizará uma pesquisa sobre o tema escolhido. Eles poderão usar recursos digitais ou impressos para encontrar informações relevantes.

    Professor, oriente os alunos na pesquisa para garantir que eles permaneçam focados no objetivo.


  5. Etapa 5 - Criação do Fanzine

    Com as informações da pesquisa, cada equipe criará um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes. Eles poderão usar desenhos e outras habilidades manuais para ilustrar e explicar o tema. Professor, esteja disponível para ajudá-los na elaboração do fanzine.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos Fanzines

    Cada equipe apresentará seu fanzine para a turma e explicará o tema abordado. Os demais alunos poderão fazer perguntas e comentar sobre as informações apresentadas.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos farão uma reflexão sobre o processo de criação do fanzine, como a metodologia ativa Cultura Maker ajudou no aprendizado e como eles podem aplicar o conhecimento adquirido em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver as habilidades de comunicação e criatividade dos alunos.
  • Promover o aprendizado da pronúncia correta em Inglês.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração.

Critérios de avaliação

  • Clareza e qualidade das informações apresentadas no fanzine.
  • Originalidade na abordagem do tema.
  • Participação e colaboração na equipe.
  • Capacidade de comunicação durante a apresentação.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do fanzine.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Proporcionar um ambiente seguro para que os alunos possam criar e experimentar.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa de forma responsável.
  • Contribuir com ideias criativas e relevantes para o fanzine.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os demais membros da equipe.
  • Apresentar o fanzine de forma clara e objetiva.