Aula sobre Como Falar Os Sons Em Ingles
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Para tornar a atividade mais envolvente e didática, os alunos trabalharão em equipes para criar um fanzine, no qual terão a oportunidade de serem criativos e desenvolverem habilidades manuais enquanto aprendem sobre fonética em Inglês.
Etapa 1 - Apresentação do Tema
Apresente o tema e explique a importância de reconhecer a pronúncia correta em Inglês.Os alunos poderão dar exemplos de palavras com pronúncias diferentes em Inglês e na língua materna (Português).
Etapa 2 - Introdução à Metodologia
O professor apresentará a metodologia ativa Cultura Maker e como ela será aplicada nesta atividade. Os alunos também serão apresentados aos materiais que utilizarão para criar o fanzine.Etapa 3 - Divisão em Equipes
Os alunos serão divididos em equipes de 4 a 5 integrantes.Cada equipe será responsável por criar um fanzine sobre um tema específico relacionado à pronúncia em Inglês, por exemplo, vogais, consoantes, dígrafos, entre outros.
Etapa 4 - Pesquisa
Cada equipe realizará uma pesquisa sobre o tema escolhido. Eles poderão usar recursos digitais ou impressos para encontrar informações relevantes.Professor, oriente os alunos na pesquisa para garantir que eles permaneçam focados no objetivo.
Etapa 5 - Criação do Fanzine
Com as informações da pesquisa, cada equipe criará um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes. Eles poderão usar desenhos e outras habilidades manuais para ilustrar e explicar o tema. Professor, esteja disponível para ajudá-los na elaboração do fanzine.Etapa 6 - Apresentação dos Fanzines
Cada equipe apresentará seu fanzine para a turma e explicará o tema abordado. Os demais alunos poderão fazer perguntas e comentar sobre as informações apresentadas.Etapa 7 - Reflexão
Os alunos farão uma reflexão sobre o processo de criação do fanzine, como a metodologia ativa Cultura Maker ajudou no aprendizado e como eles podem aplicar o conhecimento adquirido em outras situações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver as habilidades de comunicação e criatividade dos alunos.
- Promover o aprendizado da pronúncia correta em Inglês.
- Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração.
Critérios de avaliação
- Clareza e qualidade das informações apresentadas no fanzine.
- Originalidade na abordagem do tema.
- Participação e colaboração na equipe.
- Capacidade de comunicação durante a apresentação.
Ações do professor
- Explicar claramente o tema e a metodologia.
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação do fanzine.
- Estimular o trabalho em equipe e a colaboração.
- Proporcionar um ambiente seguro para que os alunos possam criar e experimentar.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa de forma responsável.
- Contribuir com ideias criativas e relevantes para o fanzine.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os demais membros da equipe.
- Apresentar o fanzine de forma clara e objetiva.