Aula sobre Como Falar Os Sons Em Ingles

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A pronúncia correta é uma das habilidades mais importantes no aprendizado da língua inglesa. A capacidade de falar claramente e corretamente ajuda a melhorar a comunicação com falantes nativos e a compreensão do idioma.

Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre os diferentes sons em Inglês, comparando-os com a língua materna e/ou outras línguas conhecidas.

Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, que irá envolver os alunos em 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.


  1. Etapa 1 - Apresentação

    Inicie fazendo uma breve introdução sobre a importância da pronúncia correta em Inglês. Em seguida, os alunos farão uma discussão sobre a temática, compartilhando experiências e conhecimentos prévios.

  2. Etapa 2 - Entender

    Apresente uma tabela com os diferentes sons em Inglês e exemplos de palavras em que se encontram. Os alunos deverão explorar essa tabela e identificar as diferenças e semelhanças dos sons em relação à língua materna, levantando hipóteses sobre a pronúncia dos sons no idioma inglês.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos deverão criar um esboço de sua tabela, apresentando seus resultados e hipóteses. Circule pela sala, auxiliando e tirando dúvidas.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão se reunir em grupos, para decidir qual esboço será utilizado como base para a criação do modelo. O grupo deverá explicar e justificar sua escolha para a turma.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Com o esboço escolhido, os alunos irão criar um protótipo do modelo, organizando-o de forma clara e compreensível. Disponibilize materiais como cartolina, canetas, tesoura, cola, etc.

  6. Etapa 6 - Testar

    Com o modelo pronto, os grupos irão testá-lo entre si, identificando os pontos que possam ser melhorados ou adaptados. Ao final, o professor irá selecionar alguns grupos para apresentar seus resultados para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de compreensão auditiva em relação à pronúncia correta em Inglês.
  • Incentivar a comparação entre os sons em inglês e na língua materna e/ou outras línguas conhecidas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a criação coletiva de um projeto.
  • Desenvolver a habilidade de criar hipóteses e testá-las.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa durante a aula.
  • Compreensão dos diferentes sons em Inglês e suas semelhanças e diferenças em relação à língua materna e/ou outras línguas conhecidas.
  • Capacidade para elaborar um esboço e um modelo sobre o assunto.
  • Habilidade em trabalhar em grupo.
  • Capacidade de análise reflexiva e teste de hipóteses.

Ações do professor

  • Iniciar a aula com uma introdução clara e objetiva do assunto.
  • Auxiliar os alunos a entender e explorar a tabela de sons em Inglês.
  • Orientar e auxiliar os alunos na criação de esboços e modelos.
  • Disponibilizar materiais necessários para a criação do modelo.
  • Selecionar e orientar os grupos que apresentarão seus resultados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão inicial.
  • Explorar e analisar a tabela de sons em Inglês em grupos.
  • Criar um esboço individualmente.
  • Participar da discussão em grupo para escolher o esboço utilizado para a criação do modelo.
  • Criar e testar o modelo em grupo.