Aula sobre Como Falar Os Sons Em Ingles

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Muitas vezes, os estudantes têm dificuldade em pronunciar corretamente as palavras devido à diferença na pronúncia entre a língua inglesa e a língua materna deles. Essa habilidade é fundamental para quem deseja se comunicar de forma eficaz no idioma.

A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos terão uma atividade dinâmica e interativa, com exemplos práticos e atividades em grupo para aprimorar suas habilidades.


  1. Etapa 1 - Check-in

    Os alunos devem criar um modelo de registro de aprendizagem com dois campos: Check-in e Check-out. O objetivo é que eles preencham o Check-in com suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o tema. Isso irá ajudar a entender melhor as necessidades dos alunos e a adaptar a atividade de acordo.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Contextualize o tema e apresente exemplos de palavras com diferenças na pronúncia em Inglês e Português. Será mostrado aos alunos a forma correta de pronunciar algumas palavras, levando em consideração as diferenças sonoras.

    Por exemplo, a palavra "zoo" em Inglês tem uma pronúncia diferente da palavra "zoológico" em Português.


  3. Etapa 3 - Prática em Grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro pessoas para praticar a pronúncia de palavras em Inglês. Cada grupo receberá uma lista de palavras e deve exercitar a pronúncia correta em conjunto.

    Professor, circule pela sala para fazer observações e ajude os alunos que precisarem de suporte.


  4. Etapa 4 - Registro de Aprendizagem

    Os alunos irão preencher o campo Check-out do modelo de registro de aprendizagem com o que aprenderam durante a prática em grupo.

    Eles deverão registrar as semelhanças e diferenças na pronúncia da língua inglesa e da língua materna.


  5. Etapa 5 - Atividade Individual

    Agora, cada aluno deve escolher uma palavra em inglês que tenha dificuldade em pronunciar corretamente. Eles devem praticar a pronúncia correta dessa palavra e gravar um vídeo ou áudio curto (de no máximo 30 segundos) em que falam a palavra corretamente. Esses vídeos serão usados na etapa seguinte.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Os alunos irão assistir aos vídeos das palavras que gravaram e comparar a pronúncia correta com a pronúncia que eles costumavam usar antes.

    Professor, comente os vídeos e ajude os alunos a aprimorar ainda mais sua pronúncia.


  7. Etapa 7 - Check-out

    Os alunos preencherão o campo Check-out novamente, desta vez com o que aprenderam durante a atividade individual. Eles devem compartilhar suas observações sobre a pronúncia correta das palavras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e corrigir a pronúncia incorreta de palavras em Inglês.
  • Fomentar a interação em grupo para que os alunos possam compartilhar suas dificuldades e aprender uns com os outros.
  • Desenvolver a autonomia e a responsabilidade dos alunos por meio do registro de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
  • Qualidade do vídeo gravado pelos alunos.
  • Registro de aprendizagem completo com observações relevantes sobre o que foi aprendido.

Ações do professor

  • Adaptar a aula segundo as necessidades e conhecimentos prévios dos alunos.
  • Proporcionar exemplos práticos para ajudar os alunos a compreender melhor o tema.
  • Circular pela sala para observar e orientar os alunos durante a atividade em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Praticar a pronúncia correta das palavras em Inglês.
  • Registrar as observações relevantes sobre o que foi aprendido no modelo de registro de aprendizagem.