Aula sobre Como Falar Os Sons Em Ingles

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A pronúncia correta das palavras é essencial para uma comunicação efetiva. Além disso, a habilidade de reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna é uma competência extremamente útil em diversos contextos, como viagens, intercâmbios e negociações internacionais.

Para trabalhar esse tema, vamos utilizar a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos irão escolher um tema relacionado à pronúncia e desenvolver um infográfico com informações relevantes.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e da metodologia

    Apresente o tema "Como falar os sons em inglês?" e explique como a metodologia Estudo de Caso será utilizada na atividade.

  2. Etapa 2 - Separação dos grupos e escolha do tema

    Os alunos serão divididos em grupos e irão escolher um tema relacionado à pronúncia em Inglês, como: dificuldades na pronúncia dos sons das vogais, das consoantes, ou diferenças no uso dos acentos tônico entre a língua inglesa e a língua materna, entre outras possíveis temáticas.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Os alunos deverão definir o problema relacionado ao tema escolhido e elaborar hipóteses sobre o porquê dessas dificuldades existirem. Em seguida, devem preparar perguntas para entrevistar os colegas e validar (ou não) as hipóteses iniciais.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os alunos irão realizar as entrevistas e pesquisas necessárias para coletar informações sobre o problema identificado.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Com base nas informações coletadas, os alunos deverão analisar o contexto do problema e identificar suas causas e possíveis soluções, validando ou refutando a hipótese traçada inicialmente.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os alunos devem agora comparar as informações obtidas nas entrevistas com pesquisas e dados oficiais sobre o tema escolhido.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Com base em todas as informações coletadas, os alunos deverão propor soluções para o problema identificado.

  8. Etapa 8 - Infográfico (opcional)

    Proponha que os estudantes desenvolvam um infográfico compilando as informações relevantes sobre o tema estudado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas.
  • Desenvolver a habilidade de realizar entrevistas e pesquisas para coletar informações.
  • Desenvolver a habilidade de análise crítica do contexto e proposição de soluções.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no desenvolvimento da atividade em grupo.
  • Qualidade e relevância das informações coletadas e apresentadas.
  • Qualidade e clareza do infográfico desenvolvido.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na escolha do tema e no desenvolvimento da atividade.
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos no desenvolvimento da atividade.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relacionado à pronúncia em Inglês.
  • Realizar entrevistas e pesquisas para coletar informações.
  • Analisar o contexto do problema e propor soluções.