Aula sobre Como Falar Os Sons Em Ingles

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, vamos aprender sobre como falar os sons em Inglês, para desenvolvermos nossa comunicação e sermos compreendidos pelos falantes dessa língua.

O objetivo desta atividade é que os alunos aprendam a reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos participarão de atividades relacionadas ao tema de maneira autônoma e cooperativa.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece apresentando o tema para a turma e perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a pronúncia em Inglês. Em seguida, mostre um vídeo curto explicando a importância de falar corretamente em Inglês e algumas diferenças entre a língua portuguesa e a inglesa.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    Estação 1 - Sons das vogais

    Nesta estação, o aluno terá que assistir a vídeos curtos que mostram a pronúncia das vogais em Inglês para treinar a pronúncia. A partir dessa experiência, o aluno deve realizar atividades dinâmicas, como: tentar identificar a pronúncia correta de palavras de uma lista; ou gravar um áudio de si mesmo pronunciando as palavras em Inglês, com foco nas vogais.

    Estação 2 - Sons das consoantes

    Nesta estação, o aluno terá que assistir a vídeos curtos que mostram a pronúncia de algumas consoantes em Inglês e treinar a pronúncia por meio de atividades dinâmicas.

    Exemplos de atividades seriam: tentar identificar a pronúncia correta de palavras de uma lista ou gravar um áudio de si mesmo pronunciando as palavras em Inglês, com foco nas consoantes.

    Estação 3 - Palavras com sons semelhantes e diferentes

    Nesta estação, o aluno terá que identificar palavras em inglês que possuem sons semelhantes e diferentes.

    Exemplos de atividades seriam: o aluno tentando identificar a pronúncia correta em palavras de um grupo de palavras com sons semelhantes, ou atividades em que o aluno deve identificar palavras em Inglês que soam semelhantes, mas possuem diferentes significados.


  3. Etapa 3 - Encerramento

    Encerre fazendo perguntas para a turma sobre o que eles aprenderam e destacando as principais diferenças entre a pronúncia em Português e Inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas.
  • Promover a autonomia e cooperação entre os alunos por meio da metodologia ativa de Rotação por estações.
  • Estimular o interesse dos alunos pela língua inglesa a partir de atividades dinâmicas e imersivas.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta da pronúncia de palavras em Inglês.
  • Habilidade em reconhecer as diferenças e semelhanças na pronúncia de palavras em Inglês.
  • Participação ativa nas atividades das estações e cooperação com os colegas.
  • Disposição em aprender e praticar a pronúncia em Inglês.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e sua importância para os alunos.
  • Orientar os alunos para a metodologia de Rotação por Estações e as atividades propostas.
  • Estimular a autonomia e cooperação entre os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedbacks construtivos.
  • Incentivar os alunos a continuar praticando a pronúncia em Inglês fora da sala de aula.

Ações do aluno

  • Assistir aos vídeos curtos e prestar atenção nas pronúncias apresentadas.
  • Participar ativamente das atividades das estações e cooperar com os colegas.
  • Treinar a pronúncia de palavras em Inglês e identificar as diferenças e semelhanças nas pronúncias.
  • Demonstrar interesse em aprender e praticar a pronúncia em Inglês.