Aula sobre Como Fazer Perguntas Em Ingles Passado

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Diga aos alunos que agora eles irão aprender a fazer perguntas em inglês no passado e que essa é uma habilidade essencial para conversas e entrevistas.

Explique que, para fazer perguntas no passado em inglês, é preciso usar "did + verbo + ?".


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente algumas frases em Inglês no passado e peça aos alunos que identifiquem o tempo verbal utilizado. Em seguida, explique a estrutura de uma pergunta em Inglês e dê exemplos simples e objetivos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Oriente os alunos a pesquisar em livros didáticos (ou, se possível, em sites confiáveis, vídeos ou filmes em inglês) exemplos de perguntas no passado em inglês.

  3. Etapa 3 - Projeto

    Peça que os alunos discutam e selecionem, em grupos, as melhores perguntas encontradas, identificando os elementos em comum entre as perguntas.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação por pares e organização dos grupos

    Incentive os estudantes a criarem um _modelo de avaliação por pares_, onde um grupo avalia o outro, usando critérios como: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, entre outros de livre escolha de cada grupo.

    O grupo deve usar esse modelo para avaliar, em cada critério, as perguntas em Inglês identificadas na pesquisa.


  5. Etapa 5 - Organização dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas para trabalhar na criação do modelo e depois na sua utilização para a avaliação por pares.

  6. Etapa 6 - Revisão

    Revise e dê feedback aos alunos para ajudá-los a refinar e melhorar as avaliações realizadas.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu modelo de avaliação para a turma e explicar como ele foi usado. Incentive os alunos ouvintes a fazerem perguntas e comentários sobre o trabalho dos outros grupos.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Professor(a), agora é hora de você avaliar o desempenho de cada grupo, usando os critérios definidos por eles mesmos na construção do modelo de avaliação. Isso vai valorizar ainda mais a participação e o engajamento dos alunos durante a atividade!

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de fazer perguntas em inglês no passado.
  • Melhorar a comunicação oral em inglês.
  • Trabalhar em equipe.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Acompanhar o desenvolvimento do projeto.
  • Dar feedback para os alunos.
  • Estimular a participação e o engajamento dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema.
  • Trabalhar em grupo na construção do modelo.
  • Apresentar o projeto para a turma.