Aula sobre Como Fazer Perguntas Em Ingles Passado
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Diga aos alunos que agora eles irão aprender a fazer perguntas em inglês no passado e que essa é uma habilidade essencial para conversas e entrevistas.
Explique que, para fazer perguntas no passado em inglês, é preciso usar "did + verbo + ?".
Etapa 1 - Introdução
Apresente algumas frases em Inglês no passado e peça aos alunos que identifiquem o tempo verbal utilizado. Em seguida, explique a estrutura de uma pergunta em Inglês e dê exemplos simples e objetivos.Etapa 2 - Pesquisa
Oriente os alunos a pesquisar em livros didáticos (ou, se possível, em sites confiáveis, vídeos ou filmes em inglês) exemplos de perguntas no passado em inglês.Etapa 3 - Projeto
Peça que os alunos discutam e selecionem, em grupos, as melhores perguntas encontradas, identificando os elementos em comum entre as perguntas.Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação por pares e organização dos grupos
Incentive os estudantes a criarem um _modelo de avaliação por pares_, onde um grupo avalia o outro, usando critérios como: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, entre outros de livre escolha de cada grupo.O grupo deve usar esse modelo para avaliar, em cada critério, as perguntas em Inglês identificadas na pesquisa.
Etapa 5 - Organização dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas para trabalhar na criação do modelo e depois na sua utilização para a avaliação por pares.Etapa 6 - Revisão
Revise e dê feedback aos alunos para ajudá-los a refinar e melhorar as avaliações realizadas.Etapa 7 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar seu modelo de avaliação para a turma e explicar como ele foi usado. Incentive os alunos ouvintes a fazerem perguntas e comentários sobre o trabalho dos outros grupos.Etapa 8 - Avaliação
Professor(a), agora é hora de você avaliar o desempenho de cada grupo, usando os critérios definidos por eles mesmos na construção do modelo de avaliação. Isso vai valorizar ainda mais a participação e o engajamento dos alunos durante a atividade!
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de fazer perguntas em inglês no passado.
- Melhorar a comunicação oral em inglês.
- Trabalhar em equipe.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Acompanhar o desenvolvimento do projeto.
- Dar feedback para os alunos.
- Estimular a participação e o engajamento dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema.
- Trabalhar em grupo na construção do modelo.
- Apresentar o projeto para a turma.