Aula sobre Como Fazer Perguntas Em Ingles Passado
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Apresente aos alunos um vídeo de um diálogo em inglês no passado. Peça que eles identifiquem as perguntas feitas durante a conversa. Explique que fazer perguntas no passado em Inglês requer o uso de verbos regulares e irregulares no passado.
Etapa 1 - Exploração da ideia central do diálogo
Oriente os alunos com perguntas que ajudem a identificar a ideia central do diálogo do vídeo. Essa vai ser a ideia central de um mapa conceitual que será feito em grupos.Etapa 2 - Elaboração dos mapas conceituais
Cada grupo vai confeccionar um mapa conceitual a ideia central que identificou. O mapa conceitual deve explicar visualmente como fazer perguntas em inglês (no passado) sobre essa ideia central. Exemplos de informações a serem inseridas no mapa conceitual: verbos regulares e irregulares no passado, estruturas do passado, exemplos de perguntas prontas.Etapa 3 - Formação de grupos
Os alunos formam grupos de 4 a 5 integrantes. Professor(a), disponibilize materiais como cartolinas, canetas coloridas e lápis de cor.Etapa 4 - Compartilhamento no grupo
Cada aluno compartilha com os colegas de seu grupo o que sabe sobre a ideia central. Juntos, devem aprofundar o tema e registrar esses exemplos no mapa conceitual.Etapa 5 - Complementando o mapa
Professor(a), dê informações adicionais (vocabulário, estrutura de perguntas em inglês no passado) para cada grupo, para complementar o mapa conceitual em construção. Se necessário, oriente o grupo para conseguirem associar as ideias já escritas no mapa conceitual e as informações fornecidas por você nesta etapa.Etapa 6 - Apresentação para a turma
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. Professor(a), fomente o debate e a discussão sobre as informações contidas nos mapas conceituais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades comunicativas em inglês;
- Utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares;
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração em grupo;
- Compreensão do conteúdo apresentado;
- Criatividade e clareza na apresentação do mapa conceitual.
Ações do professor
- Apresentação dos materiais e recursos analógicos disponíveis;
- Orientação na formação dos grupos e na montagem do mapa conceitual;
- Fomento ao debate e à discussão sobre as informações apresentadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Decisão em grupo sobre a ideia central do mapa conceitual;
- Exploração das sub-ideias utilizando os recursos analógicos disponíveis;
- Compartilhamento de informações e elaboração de exemplos práticos.