Aula sobre Como Fazer Perguntas Em Ingles Passado

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Apresente aos alunos um vídeo de um diálogo em inglês no passado. Peça que eles identifiquem as perguntas feitas durante a conversa. Explique que fazer perguntas no passado em Inglês requer o uso de verbos regulares e irregulares no passado.

  1. Etapa 1 - Exploração da ideia central do diálogo

    Oriente os alunos com perguntas que ajudem a identificar a ideia central do diálogo do vídeo. Essa vai ser a ideia central de um mapa conceitual que será feito em grupos.

  2. Etapa 2 - Elaboração dos mapas conceituais

    Cada grupo vai confeccionar um mapa conceitual a ideia central que identificou. O mapa conceitual deve explicar visualmente como fazer perguntas em inglês (no passado) sobre essa ideia central. Exemplos de informações a serem inseridas no mapa conceitual: verbos regulares e irregulares no passado, estruturas do passado, exemplos de perguntas prontas.

  3. Etapa 3 - Formação de grupos

    Os alunos formam grupos de 4 a 5 integrantes. Professor(a), disponibilize materiais como cartolinas, canetas coloridas e lápis de cor.

  4. Etapa 4 - Compartilhamento no grupo

    Cada aluno compartilha com os colegas de seu grupo o que sabe sobre a ideia central. Juntos, devem aprofundar o tema e registrar esses exemplos no mapa conceitual.

  5. Etapa 5 - Complementando o mapa

    Professor(a), dê informações adicionais (vocabulário, estrutura de perguntas em inglês no passado) para cada grupo, para complementar o mapa conceitual em construção. Se necessário, oriente o grupo para conseguirem associar as ideias já escritas no mapa conceitual e as informações fornecidas por você nesta etapa.

  6. Etapa 6 - Apresentação para a turma

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. Professor(a), fomente o debate e a discussão sobre as informações contidas nos mapas conceituais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades comunicativas em inglês;
  • Utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo;
  • Compreensão do conteúdo apresentado;
  • Criatividade e clareza na apresentação do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Apresentação dos materiais e recursos analógicos disponíveis;
  • Orientação na formação dos grupos e na montagem do mapa conceitual;
  • Fomento ao debate e à discussão sobre as informações apresentadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Decisão em grupo sobre a ideia central do mapa conceitual;
  • Exploração das sub-ideias utilizando os recursos analógicos disponíveis;
  • Compartilhamento de informações e elaboração de exemplos práticos.