Aula sobre Como Fazer Perguntas Em Ingles Passado

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Vamos trabalhar o tema "Como fazer perguntas em inglês (passado)" utilizando a metodologia ativa Ensino Híbrido.

O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em usar a língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.

Para contextualizar o tema, apresente exemplos de situações cotidianas em que é necessário fazer perguntas no passado, como perguntar sobre um filme que já assistiu, sobre as atividades do final de semana, entre outras.


  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie com um check-in, onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar como estão se sentindo naquele momento e quais são suas expectativas em relação à atividade.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Como fazer perguntas em inglês (passado)" aos alunos, explicando sua importância e como será abordado na atividade.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Os alunos devem criar um modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.

    Em seguida, apresente exemplos práticos de perguntas no passado e como elas devem ser construídas em Inglês.

    Os alunos devem anotar as informações no modelo.


  4. Etapa 4 - Trabalho em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos e criar perguntas no passado sobre um tema específico, como atividades do final de semana.

    Eles devem utilizar o modelo criado anteriormente para registrar suas perguntas.


  5. Etapa 5 - Check-out

    Finalize com um check-out, onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar o que aprenderam e como se sentem em relação ao tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em fazer perguntas no passado em Inglês.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em registrar suas aprendizagens e reflexões.

Critérios de avaliação

  • Desempenho dos alunos na criação de perguntas no passado em Inglês.
  • Participação dos alunos no trabalho em grupo.
  • Qualidade do registro de aprendizagem dos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e sua importância.
  • Dar exemplos práticos de perguntas no passado em Inglês.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Acompanhar e orientar os alunos na criação de perguntas e no registro de aprendizagem.
  • Finalizar a aula com um check-out para avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar do check-in e check-out.
  • Criar perguntas no passado em Inglês em grupo.
  • Registrar suas aprendizagens e reflexões no modelo de registro de aprendizagem.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.